informe o texto

Notícias | Legislativo

Começa oitiva dos irmãos Miranda na CPI da Covid

25/06/2021 - 14:27 | Atualizada em 25/06/2021 - 20:04

Da Redação

Começa oitiva dos irmãos Miranda na CPI da Covid

Foto: Reprodução

Começa a reunião da CPI da Pandemia no Senado, que recebe o deputado Luis Miranda (DEM-DF) e seu irmão, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda. Eles denunciaram suposto esquema na compra de vacinas da Índia pelo Ministério da Saúde. A Precisa Medicamentos está no centro do escândalo da vacina Covaxin, também é investigada pela venda de testes rápidos contra covid.

Luis Ricardo ainda está em trânsito do aeroporto para o Senado.

O deputado Luis Miranda chamou o presidente da comissão, senador Omar Aziz, para conversar antes do início da oitiva. Aziz chama senador representante do governo para participar da conversa, em nome da transparência. Fernando Bezerra acompanha Aziz.

Após o compartilhamento das informações pelo Ministério Público sobre possíveis irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin pelo governo federal, o presidente da República, Jair Bolsonaro, passa ao centro das investigações, segundo membros da CPI da Pandemia. 

Somente nesta sexta, segundo o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o presidente Bolsonaro teria determinado a abertura de inquérito para investigar o caso, o que, para o senador, representa o reconhecimento, mesmo que tardio, de que há indícios de algo errado. Bolsonaro teria sido informado há meses sobre as irregularidades, de acordo com os irmãos Miranda.



Renan Calheiros reclamou da demora do Ministério da Saúde no envio de informações pedidas pela CPI. O líder do governo, Fernando Bezerra, assegurou que o ministro Queiroga vai enviar aos senadores todos os documentos requeridos.

A reunião foi suspensa por 15 minutos.

(15h14) - O senador Omar Azis informa que ainda aguardam a chegada do servidor Luis Ricardo. Segundo Aziz, ele veio hoje dos EUA no voo que trouxe a doação de vacinas da Janssen e foi deixado em São Paulo pelo Ministério da Saúde. Por isso precisou tomar um voo comercial para chegar a Brasília. 

(15h29 - Luis Ricardo Miranda chega à sala da CPI, o presidente Omar Aziz (PSD-AM) retoma os trabalhos da comissão. O primeiro a fazer perguntas será o relator, Renan Calheiros (MDB-AL). Os depoentes assumem compromisso de dizer a verdade. Ricardo explica que no dia 16/03 o setor de importação recebe e-mail da empresa solicitando a emissão da licença de importação de embarque aéreo. Os documentos foram recebidos pelo Dropbox. Fernando Bezerra diz que um depoente não pode ficar ajudando o outro. Omar concorda. Senadores governistas interrompem depoimento quando o depoente apresenta a cronologia dos fatos. Há discussão entre governistas e oposição. Aziz pede calma. 

O deputado Luis Miranda ameaça deixar a CPI, diz que falam a verdade e governistas dizem que estão mentindo. Gritos na sala. 

(16H50) - Luis Ricardo Miranda disse que recebeu diversas mensagens e chamadas para agilizar a autorização do contrato para importação da Covaxin, entre elas a do ex-coordenador de Saúde, o tenente-coronel Alex Marinho. 


Acompanhe ao vivo

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet