informe o texto

Notícias | Legislativo

Ministra da Saúde cita NEGACIONISMO como causa da baixa imunização contra a dengue

"Eu acho nocivo e inimaginável que este Senado fique contra a vacina"

16/04/2024 - 18:20 | Atualizada em 16/04/2024 - 18:49

Redação

Ministra da Saúde cita NEGACIONISMO como causa da baixa imunização contra a dengue

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (16) a Ministra da Saúde Nísia Trindade participou de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) no Senado.

Ao ser cobrada por estratégias para evitar o desperdício de doses da vacina contra a dengue, que vencem no final de abril, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse nesta terça-feira (16) que um plano B já está em curso, baseado na redistribuição de doses para 154 novos municípios.

“Fizemos um elenco de municípios a partir de critérios técnicos definidos pelo comitê assessor do programa de imunização, numa pactuação com os estados e municípios. Não é uma decisão isolada da ministra da Saúde. É uma decisão junto com os estados e municípios através dos seus conselhos nacionais”, ressaltou a ministra.

“Já estamos fazendo a redistribuição, mas, se não houvesse um negacionismo às vacinas, certamente as famílias estariam levando as suas crianças e seus jovens para serem vacinados. Esse é o ponto fundamental que eu queria colocar”, disse, ao participar de reunião da Comissão de Assuntos Sociais do Senado.



 

Nísia disse ser um “desserviço” questionar a eficácia da vacinação. Ela observou que, no caso da vacinação nas escolas, não há obrigatoriedade, mas a imunização é um direito das crianças e adolescentes e o governo trabalha para que esteja sempre disponível. Na mesma linha, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) defendeu a imunização como estratégia coletiva de prevenção.

— Eu acho nocivo e inimaginável que este Senado fique contra a vacina. Quem aumentou a vida média do povo no mundo foi a vacina e a água tratada [...]. Vacina é para ser obrigatória, sim. O ato de se vacinar não é uma coisa individual. Eu me vacino porque tenho que proteger a população como um todo — declarou Zenaide Maia (PSD-RN).

(Com informações da Agência Brasil e Agência Senado)
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet