Sentença proferida no último dia 25 condenou a 12 anos de prisão dois mato-grossenses, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, presos em flagrante na Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023.
André Luiz Vilela e Jairo de Oliveira Costa, foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por sua participação em atos de violência que visavam a subversão do Estado democrático, além de associação criminosa armada e tentativa de golpe de Estado, conforme descrito nas acusações relacionadas ao episódio de 8 de janeiro.
Ambos terão que pagar, junto com outros acusados, uma indenização de R$30 milhões por danos morais causados pela degradação do patrimônio histórico.
André é residente em Campo Verde, foi encontrado com itens utilizados nos atos de vandalismo, incluindo um pedaço de madeira, uma estaca pontiaguda, um estilingue e uma máscara descartável. Já Jairo, morador de Primavera do Leste, foi detido com um facão, uma faca, dois estilingues e esferas de ferro. A pena deve ser cumprida em regime fechado, enquanto Jairo terá o regime semiaberto.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.