informe o texto

Notícias | Executivo

Investigação contra Bolsonaro, Valdemar e aliados dificulta articulação municipal do PL em MT?

11/02/2024 - 10:38 | Atualizada em 12/02/2024 - 11:58

Cícero Henrique

Investigação contra Bolsonaro, Valdemar e aliados dificulta articulação municipal do PL em MT?

Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto na posse de Milei, na Argentina

Foto: Arquivo pessoal/X

A prisão de Valdemar da Costa Neto, o presidente nacional do Partido Liberal, o PL, não é o único fator que pode interferir negativamente nas articulações da legenda para as eleições nos 5.570 municípios brasileiros. Em Mato Grosso, a legenda se prepara para disputar nas principais cidades: Cuiabá pode ter candidato com o deputado Abilio Brunini, nome do bolsonarismo para a disputa.

Entre as medidas cautelares impostas ao principal articulador, Valdemar Costa Neto (PL), a Polícia Federal pediu e o Supremo Tribunal Federal determinou que os investigados pela tentativa frustrada de golpe de Estado e derrubada do estado democrático de direito no país fiquem impedidos de manter diálogo. A determinação é clara, esse contato não pode ocorrer para que não haja interferência nas investigações.

O presidente do PL começou a ser investigado após o segundo turno das eleições presidenciais de 2022, em meados de novembro. Ele e seu partido contestaram o resultado do pleito. O argumento era que urnas eletrônicas antigas utilizadas no primeiro e segundo turno tinham apresentado falha de funcionamento e teria utilizado código diferentes. O pedido de anulação de parte dos votos daria, claro, a vitória para Bolsonaro.

Incomunicáveis, Bolsonaro e Valdemar podem encontrar dificuldades para articular as candidaturas a prefeito e vereadores. Mas não só isso. Com todo o desgaste político exposto pelas manchetes de jornais e nas redes sociais, boa parte dos partidos devem começar a rever alianças com uma legenda que hoje é considerada mais “radical”.

A pergunta é: esse desgaste vai refletir nas eleições municipais de 2024 no Estado de Mato Grosso?

Em Cuiabá o líder nas pesquisas é o deputado estadual Eduardo Botelho, do União Brasil.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet