informe o texto

Notícias | Jurídico

Desembargadora suspende decreto legislativo da ALMT que sustou ato da Sema

17/01/2024 - 13:01 | Atualizada em 18/01/2024 - 18:43

Redação

Desembargadora suspende decreto legislativo da ALMT que sustou ato da Sema

Foto: Divulgação

A desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Maria Helena Bezerra, atendeu pedido do Governo de Mato Grosso e concedeu liminar, nesta terça-feira (16.01), suspendendo o Decreto Legislativo 74/2024.

O Executivo Estadual informa que o pedido se baseou na ilegalidade de um Decreto Legislativo suspender os efeitos de um ato administrativo de competência de um órgão ambiental, a Sema. 

Segundo o Executivo, a magistrada entendeu que o decreto extrapolou a previsão contida no artigo 26, VI, da Constituição do Estado de Mato Grosso, concordando que um "Decreto Legislativo não é mecanismo adequado à sustação de atos administrativos puros (como uma licença ambiental)".

Com a liminar, a empresa Rumo está autorizada a dar continuidade na construção dos trilhos no trecho em que o traçado foi alterado, no perímetro urbano de Rondonópolis.

Decreto Legislativo
De autoria do deputado Thiago Silva, o decreto aprovado em 8/01 sustou os efeitos da Licença de Instalação nº 7.612 de 17 de novembro de 2023, concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente –Sema/MT, com alteração do traçado dos trilhos da 1ª Ferrovia Estadual do Brasil em Rondonópolis.

Na quinta-feira (11/01) o deputado Eduardo Botelho, em coletiva de imprensa, reafirmou que envidará esforços para garantir que a ferrovia chegue até Cuiabá, conforme o traçado original. 
 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet