informe o texto

Notícias | Brasil

Três novos tremores de terra são registrados em Sete Lagoas

Minas Gerais é um dos estados brasileiros com maior atividade sísmica registrada

17/01/2024 - 07:29 | Atualizada em 17/01/2024 - 12:58

Três novos tremores de terra são registrados em Sete Lagoas

Foto: Luiz Cláudio Alvarenga/Prefeitura de Sete Lagoas

Uma série de três tremores de terra foi registrada no município de Sete Lagoas, em Minas Gerais, nas últimas 24 horas. O tremor, de magnitude 2.8 mR, ocorreu na madrugada desta terça-feira (16). Em seguida, às 4h41, ocorreu outro evento, de magnitude 2.5 mR. E, pela manhã, por volta das 8h40, foi registrado um novo evento, de magnitude 2.0 mR. É possível que tenham ocorrido outros tremores, de magnitudes mais baixas e não registrados pelos sensores da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).

Os eventos sísmicos, registrados pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), foram analisados, tanto pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) quanto pelo Observatório Sismológico da UnB (OBSIS).

Na noite de domingo (14), já havia sido registrado um tremor de 2.3 mR na região. Há relatos de que esses eventos foram sentidos pela população local.

O geofísico do SGB Luiz Gustavo Rodrigues Pinto informou que Minas Gerais é um dos estados brasileiros com maior atividade sísmica registrada, apesar de geralmente serem de baixa magnitude. Esses sismos, quando ocorrem em regiões densamente urbanizadas, podem ser sentidos pela população e causar desconforto para a população.

“Especialmente na região de Sete Lagoas (MG), o primeiro sismo foi registrado em 1931, com uma magnitude de 3.5m R. A partir do ano de 2022, uma nova série de eventos sísmicos voltou a ocorrer com maior frequência na região desse município, com magnitudes variando entre 2 e 3,5 mR”.

Ele acrescentou ser necessário um estudo multidisciplinar mais detalhado para identificar o real motivo da ocorrência desses sismos, sendo necessária uma quantidade maior de estações sismográficas no entorno desse município, com o objetivo de entender o mecanismo focal causador dos eventos sísmicos.

A estação sismológica que compõe a RSBR mais próxima de Sete Lagoas está localizada em Diamantina (MG), a cerca de 140 km de distância de Sete Lagoas.

Luiz Gustavo também falou que, independentemente da causa de tais sismos, é fundamental que a população fique atenta e sempre pratique as ações de proteção necessárias, quando sentir um tremor de terra. Entre algumas ações, ele destacou:

• Afastar-se de janelas ou locais de onde possam cair objetos;

• Sair das residências de forma tranquila e procurar locais seguros;

• Caso não consigam sair da casa, procurar locais dentro da mesma, que possam oferecer algum tipo de segurança, como sob batentes de portas ou sob mesas ou algum outro tipo de móvel que ofereça proteção no caso de alguma queda de objetos.

Já o professor George Sand, da USP – onde está localizado o Centro de Sismologia, que faz parte da RSBR – explicou que tremores de magnitude abaixo de 3.0, na maioria dos casos, não são sentidos pela população: “No caso de Sete Lagoas, pelo fato de ter acontecido dentro da cidade, esse tremor é sentido como vibrações. Pelos parâmetros, esses tremores têm origem natural e, pelas baixas magnitudes, não causam danos significativos”, informou.

Histórico de tremores em Sete Lagoas (MG)

Os tremores em Sete Lagoas são recorrentes e assustam os moradores. Na madrugada de 28 de dezembro de 2022, um tremor de magnitude 2,8 foi sentido na cidade. De acordo com informações do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o abalo foi o terceiro maior já registrado no município.

Em 29 de abril do ano passado, Sete Lagoas teve um tremor de 3.0, o de maior magnitude até então. Em 28 de julho, outro abalo foi registrado, dessa vez o segundo maior, com magnitude de 2.9.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet