informe o texto

Notícias | Brasil

18ª fase da Operação Lesa Pátria mira militar suspeito de idealizar o 8 de janeiro

29/09/2023 - 07:52 | Atualizada em 29/09/2023 - 18:27

18ª fase da Operação Lesa Pátria mira militar suspeito de idealizar o 8 de janeiro

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (29/9) a 18ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar participantes dos fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas Instituições.

Policiais federais cumprem um mandado de busca e apreensão, expedido pelo Supremo Tribunal Federal, na cidade de Brasília/DF. Além dessa medida, foi determinado pelo STF o bloqueio de ativos e valores do investigado.
Alvo
O alvo da operação é o general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes, acusado de participação nos atos golpistas de 8 de Janeiro. Ele é suspeito de ser um dos idealizadores dos atos golpistas.

Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público no dia 8/1 possam chegar a cifra de R$ 40 milhões.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet