informe o texto

Notícias | Brasil

ANPR diz que o TCU está sendo usado ''por um partido político e para efeitos políticos''

09/08/2022 - 14:22 | Atualizada em 11/08/2022 - 18:35

Da Redação

ANPR diz que o TCU está sendo usado ''por um partido político e para efeitos políticos''

Foto: Reprodução

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas da União (TCU) condenou nesta terça-feira (9) o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, o ex-procurador Deltan Dallagnol e o procurador João Vicente Romão a ressarcir R$ 2,8 milhões aos cofres públicos. Os conselheiros entenderam, por unanimidade, que houve irregularidades nos pagamentos das diárias e das passagens dos procuradores da Lava Jato.

Outros sete procuradores foram inocentados.

A condenação diverge do parecer da área técnica do tribunal, que concluiu que não houve irregularidades e recomendou o arquivamento do processo.
  • O ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot foi condenado por ter autorizado a constituição da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.
  • O ex-procurador e ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol foi condenado por ter participado da concepção do modelo escolhido pela força-tarefa e da escolha dos integrantes.
  • João Vicente Beraldo Romão foi condenado por ter solicitado a formação da força-tarefa.

A defesa da Associação Nacional dos Procuradores (ANPR) argumentou, no julgamento, que “Esta representação só foi assinada por membros de um partido político (PT), a caracterizar que este tribunal está sendo usado por um partido político e para efeitos políticos.”

No Twitter, Deltan Dallagnol escreveu: "4 min. do TCU DELATADOS na Lava Jato me julgaram hoje e condenaram a ressarcir os gastos da Lava Jato, 3 milhões, contrariando 14 manifestações técnicas de 5 instituições (MPF, TCU, MP-TCU, ANPR e JF) que afirmaram a regularidade dos gastos e me isentaram de responsabilidade".

"Vou recorrer da decisão, que não me torna inelegível porque é recorrível, e reafirmo meu compromisso de lutar pelo Brasil e pelos brasileiros com coragem. A resposta aos ataques que vêm da velha política e seus aliados virá das urnas em outubro", disse o ex-procurador.

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet