informe o texto

Notícias | Brasil

Delator diz que Sergio Moro pediu para grampear desembargadores, juízes e ministros do STJ

28/09/2023 - 16:18 | Atualizada em 03/10/2023 - 11:45

Da Redação

Delator diz que Sergio Moro pediu para grampear desembargadores, juízes e ministros do STJ

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro, hoje senador pelo União Brasil, é alvo de mais uma denúncia gravíssima. Segundo revelado hoje pela jornalista Daniela Lima, "documentos até então sob sigilo na 13ª vara de Curitiba revelam que Sérgio Moro corroborou um acordo de colaboração premiada que previa grampear, monitorar e levantar provas contra colegas da magistratura paranaense que tinham foro privilegiado e estavam fora, por força de lei, do alcance dele como juiz federal".

O delator era o ex-deputado estadual e empresário Tony Garcia. Ele só obteve acesso formal aos termos que formalizam sua atuação como informante de Moro recentemente, quando o juiz Eduardo Appio, desafeto da Lava Jato, assumiu a 13ª vara e retirou o sigilo que existia há quase 20 anos sobre os autos.

 
O processo foi enviado para o Supremo com a intenção de anular todos os efeitos da ação de Moro contra Tony. Nele, diz a jornalista, há registros até de conversas telefônica do ex-juiz com o réu, cobrando a entrega das tarefas que tinham sido estabelecidas no trato legal. O caso está com o ministro Dias Toffoli.

Investigar deputados federais, desembargadores, juízes e ministros do STJ não é competência da primeira instância. 

Sergio Moro negou as acusações:

“Tony Garcia é um criminoso que foi condenado, com trânsito em julgado, por fraude e apropriação indébita. Em 2004, fez acordo de colaboração que envolveu a devolução de valores roubados do Consórcio Garibaldi e a utilização de escutas ambientais autorizadas judicialmente e com acompanhamento da Polícia Federal e do MPF. Essas diligências foram realizadas por volta de 2004 e 2005, e todas foram documentadas”, diz o ex-juiz.  Não incluem qualquer gravação de autoridade com foro privilegiado, nem têm qualquer relação com as investigações do Mensalão ou Petrolão. Aliás, a farsa afirmada por Tony Garcia é facilmente desmascarada por ele não ter qualquer gravação de magistrados do TRF4, STJ ou STF."
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet