informe o texto

Notícias | Executivo

FPA e Ministro da Agricultura discutem ajuda ao setor agropecuário

AGRONEGÓCIO

27/03/2024 - 14:22

Cilas Gontijo

FPA e Ministro da Agricultura discutem ajuda ao setor agropecuário

Foto: Mapa

Na noite de terça-feira, 26, o Ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, juntamente com representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), reuniram-se na sede do Ministério para discutir medidas de apoio aos produtores rurais prejudicados por eventos climáticos adversos.

O encontro contou com a participação de membros proeminentes da FPA, como o presidente Pedro Lupion, os senadores Tereza Cristina e Alan Rick, e os deputados federais Alceu Moreira, Isnaldo Bulhões, Marussa Boldrin, Sérgio Souza e Vicentinho Júnior, além do assessor especial do ministro, Carlos Ernesto Augustin.

O foco da reunião foi a apresentação de propostas pelo Ministro Fávaro para auxiliar produtores de milho, soja e do setor pecuário. Entre as medidas destacadas, a repactuação de débitos de investimento recebeu ênfase, com a previsão de que tais propostas sejam analisadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em breve.

Especificamente, foi discutida a prorrogação de parcelas de dívidas para 2024, proporcionando um alívio financeiro aos agricultores impactados. Além disso, a reunião abordou a necessidade de análise de crédito individual para os débitos de custeio, garantindo avaliações justas e específicas para cada situação.

Outro tópico discutido foi a implementação de estratégias para estabilizar os preços dos alimentos básicos. Uma das medidas propostas é o uso de Contratos de Opção pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para estimular a produção de arroz, feijão, trigo e milho.

O diálogo entre o ministério e a FPA busca identificar e aplicar soluções eficazes para atenuar os efeitos adversos dos recentes desafios climáticos no setor agropecuário. O setor aguarda as medidas em análise pelo CMN com a expectativa de que elas contribuam para a sustentabilidade econômica dos produtores rurais e para a segurança alimentar do país.
 

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet