informe o texto

Notícias | Executivo

STJ julgará dia 2 de abril mérito da decisão que remeteu inquérito da Operação Capistrum para a Justiça Federal

20/03/2024 - 13:11 | Atualizada em 21/03/2024 - 08:31

Cícero Henrique

STJ julgará dia 2 de abril mérito da decisão que remeteu inquérito da Operação Capistrum para a Justiça Federal

Foto: Divulgação

A justiça Federal distribuiu as ações penais oriundas da Operação Capistrum. Por prevenção, o inquérito que investiga o prefeito Emanuel Pinheiro foi para a desembargadora Daniele Maranhão Costa, Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

A 5ª Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (MPF) ainda não distribuiu o inquérito que apura responsalibidade da primeira-dama Márcia Pinheiro e os ex-servidores Antônio Monreal Neto, Ricardo Aparecido de Souza e da ex-secretária-adjunta Ivone de Souza.

O caso foi remetido à Justiça Federal pelo STJ, a pedido da defesa do prefeito, que alegou que o fato investigado envolve verbas federais. O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), recorreu da decisão e o mérito será julgado no dia 2 de abril.

Contratação de 259 pessoas era

A Operação Capistrum foi deflagrada em 19 de outubro de 2021. De acordo com o Ministério Público, os investigados são suspeitos de integrar um esquema de contratações políticas temporárias na Secretaria Municipal de Saúde. Os contratados recebiam o 'premio saúde' no valor de R$ 6 mil. Segundo o médido Huark Douglas, ex-secretário de Saúde, as nomeações foram classificadas por Emanuel Pinheiro como "canhão político" para as eleições.

Leia também
"Canhão Político": MPE identifica parentes de vereadores que recebiam Prêmio Saúde ilegalmente


Emanuel, apesar das graves denúncias e várias operações policiais, foi reeleito. No início de fevereiro a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, por unanimidade, a abertura de Comissão Processante contra o prefeito. Com três integrantes, dois da base de Emanuel, a CP é vista com desconfiança.   
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet