informe o texto

Notícias | Cidades

Sítio é interditado e dois homens presos por venda ilegal de combustível para garimpeiros na TI Sararé

09/03/2024 - 19:07 | Atualizada em 09/03/2024 - 19:25

Redação

Sítio é interditado e dois homens presos por venda ilegal de combustível para garimpeiros na TI Sararé

Foto: Divulgação/PJC

Uma propriedade situada na zona rural do município de Vila Bela da Santíssima Trindade, utilizada para comercializar combustível ilegalmente, foi interditada pela Polícia Civil, na última sexta-feira (08.03). Dois homens foram presos em flagrante por crime ambiental.

A ação, deflagrada pela Delegacia de Vila Bela da Santíssima Trindade em conjunto com a Delegacia Especial de Fronteira (Defron), faz parte da Operação Protetor das Divisas e Fronteiras.

O dono do sítio de 42 anos responderá pelos crimes ambientais de construir ou fazer funcionar, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença; e produzir, comercializar, usar substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com a lei.

A diligência iniciou após denúncia pelo disque 197, relatando que havia uma propriedade rural na região, onde estava sendo comercializado ilegalmente grande quantidade de combustível, para garimpeiros instalados na terra indígena Sararé.

Diante das informações, os policiais civis foram até o sítio e já da estrada foi avistado dentro da propriedade, um caminhão tanque de transporte de combustível ao lado de um tanque ao solo.
 
Na ocasião a porteira estava aberta, razão pela qual as equipes entraram para averiguar os fatos, e abordaram o condutor do caminhão tanque transpondo a quantia de 25 mil litros de combustível do caminhão para dentro do tanque ao solo.

Questionado, o condutor do caminhão relatou que o veículo era do dono do sítio, e que seria a terceira viagem que ele fazia até a propriedade.

Também estava no local um funcionário, e este estava abastecendo um container com capacidade de 1 mil litros, que se encontrava em cima de uma camionete Hilux de cor preta. O container já estava com cerca de 420 litros de combustível. 

O funcionário afirmou que foi contratado pelo dono do sítio pelo salário de R$ 5 mil, e que o horário de funcionamento do local era das 8 às 20 horas, sendo comercializado Diesel S10 e Diesel comum, bem como não possuía registro trabalhista para trabalhar no local.



O motorista da Hilux alegou que era freteiro, e não era a primeira vez que ia até o sítio comprar Diesel. Durante a fiscalização, mais dois veículos chegaram na propriedade para comprar combustível. 

Ainda foi constatado que o dono da propriedade possui a posse da área através de contrato de arrendamento, não sendo o proprietário titular do sítio.

Com base nos fatos, uma equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada para periciar o local, que foi interditado.

Dois suspeitos foram conduzidos e autuados em flagrante pela prática de crime contra o meio ambiente.

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar a conduta dos envolvidos e responsabilizá-los criminalmente.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet