Um cachorro da raça pitbull, vítima de maus-tratos e que era espancado pelo seu tutor, foi resgatado nesta quarta-feira (24.04), pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) em ação realizada com apoio da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal.
As diligências realizadas pelos policiais da Dema iniciaram após denúncias de que um cão da raça pitbull mestiço estava sofrendo maus-tratos, em uma residência, bairro Novo Milênio, em Cuiabá.
Com base na denúncia, os policiais da Dema solicitara
m imagens das câmeras de segurança de um condomínio vizinho, conseguindo confirmar os fatos denunciados. Nos vídeos, é possível verificar o
animal sendo arrastado e chutado, bem como sendo vítima de espancamento e pauladas.
Imediatamente após a confirmação dos fatos, foi montada uma força-tarefa composta por uma equipe da Dema e da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal para realização do resgate do cachorro, vítima de maus-tratos.
O resgate foi realizado na tarde de quarta-feira (24) pelos policiais da Dema, que tiveram a anuência do proprietário da casa para recolhimento do animal.
O agressor (filho do dono da casa) não estava no local no momento da ação, porém, o pai dele conversou com a equipe e após ver as imagens se prontificou a entregar o cachorro a polícia.
Do lado de fora da residência, a Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, a pedido da Dema, recolheu o animal, que se encontra sob cuidados especiais aguardando a conclusão do inquérito policial já instaurado.
A delegada titular da Dema, Liliane Murata, ressalta a importância do combate ao
crime de maus-tratos de animais, especialmente no mês do Abril Laranja, que tem como foco a prevenção e conscientização sobre a crueldade animal.
“Essa é mais uma notícia grave de maus-tratos contra animais, trazida ao conhecimento da Delegacia e nos leva a refletir sobre a importância de olhar para esses animais indefesos que sofrem com a crueldade daquele que deviam cuidá-los. A Dema está atenta a todos os casos e todas as denúncias que chegam até a delegacia são apuradas”, disse a delegada.