informe o texto

Notícias | Cidades

Operação Mata Virgem combate desmatamento ilegal em Cláudia, Marcelândia e Analândia

07/03/2024 - 12:51 | Atualizada em 08/03/2024 - 07:47

Redação

Operação Mata Virgem combate desmatamento ilegal em Cláudia, Marcelândia e Analândia

Foto: Divulgação/PJC

Uma operação conjunta da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e Gerência de Operações Especiais (GOE), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e Polícia Militar, foi deflagrada entre os dias 27 de fevereiro a 04 de março, com foco na fiscalização ambiental na região norte de Mato Grosso.

A operação denominada Mata Virgem realizou fiscalizações em seis imóveis rurais, localizados nos municípios de Marcelândia, Cláudia, Analândia e região. Os trabalhos tinham como foco a fiscalização de crimes ambientais em pontos de alerta de possíveis áreas desmatamento ilegal, identificadas via satélite. 

As ações na região resultaram em seis autos de inspeção, cinco notificações de CAR, cinco autos de infração por supressão de vegetação nativa, cinco autos de infração por exercer atividade sem licença ambiental, um auto de infração por descumprimento de embargo, um auto de infração por impedir a regeneração da vegetação nativa, cinco termos de embargo, um termo de apreensão e um  termo de depósito de um trator utilizado na atividade de supressão de vegetação nativa em regeneração sem autorização ambiental.



A delegada titular da Dema, Liliane Murata, destacou que as operações de combate ao desmatamento ilegal são constantes e a delegacia especializa atua dentro da sua competência, com objetivo de combater a prática de crimes e a degradação ambiental, além da responsabilização penal dos envolvidos.

“Nesta operação temos como foco propriedades que tentam por meio do desmatamento impedir a regeneração natural do solo, utilizando-se de queimadas ilegal, desmatamento em área de especial preservação e atividade potencialmente poluidora sem autorização do órgão responsável, causando sérios danos à sociedade mato-grossense”, disse a delegada.
 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet