informe o texto

Notícias | Brasil

Sintep/Lucas do Rio Verde rejeita proposta da prefeitura e apresenta indicativo de greve

DEFASAGEM

06/03/2024 - 10:49 | Atualizada em 06/03/2024 - 10:56

Wagner Zanan/Assessoria Sintep-MT

Sintep/Lucas do Rio Verde rejeita proposta da prefeitura e apresenta indicativo de greve

Foto: Reprodução

Os trabalhadores da rede municipal de educação de Lucas do Rio Verde, 420 km de Cuiabá, aprovaram um indicativo de greve e a proposta de RGA – Reposição Geral Anual defendida pela categoria, que é de 10% para todos os trabalhadores da educação. Professores, monitoria, zeladoria, secretaria, merenda e transporte escolar.

A manifestação realizada ontem pela categoria reuniu mais de 800 trabalhadores na Câmara Municipal da cidade para protestar e pedir apoio do poder legislativo ao pleito de reposição salarial. Em seguida, os trabalhadores saíram em carreata da Câmara de Vereadores até o Paço Municipal, onde foram recebidos pelo prefeito da cidade, Miguel Vaz e sua esquipe de gestão, inclusive o Secretário Municipal de Educação.

A prefeitura chegou a ofertar um reajuste de 5,5%, muito abaixo dos 25,81% de defasagem do salário da categoria em relação ao Piso Nacional Profissional do Magistério. Diante disso a categoria, em reunião ampliada, deliberou, ainda na tarde de ontem, pelo indicativo de greve e por uma contraproposta de 10% de RGA, demonstrando a boa vontade da categoria em negociar uma reposição que seja imediatamente aplicada, evitando que o indicativo de greve converta-se em greve, de fato, e as atividades do ano letivo municipal sejam paralisadas nas 23 unidades escolares da rede municipal de Lucas do rio Verde.

“A gente tem uma defasagem de mais de 25% em nossos salários em relação ao Piso Nacional dos Profissionais de Educação. Mas, fizemos uma contraproposta reivindicando 10% de reajuste para este momento. Estamos fazendo a nossa parte visando uma solução que fique boa para todos os lados, ou seja, para nós trabalhadores e trabalhadoras da educação municipal, para a Gestão Municipal e para a comunidade escolar. Cabe agora ao Prefeito e sua equipe fazerem a parte deles. Esperamos que tudo se resolva da melhor forma”, destacou a presidente da Subsede do Sintep-MT Lucas do Rio Verde, professora Marcia Bottin.

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet