informe o texto

Notícias | Executivo

Estado de Mato Grosso mantém estrutura precária nas escolas indígenas, denúncia o Sintep

EDUCAÇÃO

25/03/2024 - 16:30 | Atualizada em 26/03/2024 - 09:22

Redação

Estado de Mato Grosso mantém estrutura precária nas escolas indígenas, denúncia o Sintep

Foto: Escol

Pelo jeito a educação é só fachada no governo Mauro Mendes, pelo menos é isso denúncia o Sintep/MT.

"A educação ficou em último plano para o governo do estado", aponta lideranças sindicais.

"A propaganda do governo é enganosa no que diz respeito a educação", aponta o Sintep.

O Sintep vem denunciando o desmonte do governo Mauro Mendes na educação, inclusive é chamado pelos pensionistas e aposentados como "cruel".

A população indígena de Mato Grosso é de quase 200 mil pessoas, segundo o censo de 2022. Estão distribuídas em 46 etnias por todo o território estadual. Apesar do grande número populacional, equivalente a quarta maior cidade do estado, Sinop, não recebe do poder público a atenção necessária, especialmente na área da Educação. A constatação é do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep-MT), por meio da representante do Conselho Estadual de Educação Indígena, Maria Aparecida Cortez, ou Cida Cortez, como é conhecida.

Segundo a dirigente, são inúmeras as reivindicações dos profissionais indígenas sobre a falta de estrutura física das escolas e de práticas pedagógicas de aculturação, que comprometem a formação intercultural das crianças e jovens indígenas. A pauta, conforme os conselheiros, já é de conhecimento do Conselho Estadual Indígena, contudo as recorrentes reivindicações à Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso não têm surtido efeito.

“Para além do desrespeito dos gestores as especificidades da formação intercultural, das crianças, adolescentes e jovens estudantes indígena, essas escolas em muitas aldeias, sequer têm salas de aulas ou mobiliário em condições dignas para a aprendizagem”, relata Cida Cortez.

https://sintep.org.br/sintep/Utilidades/view_noticia/estado-de-mato-grosso-mantem-estrutura-precaria-nas-escolas-indigenas/i:3194

https://www.caldeiraopolitico.com.br/noticia/76111/mauro-mendes-e-chamado-de-cruel-por-aposentados-e-pensionistas-diz-sintep-mt
 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet