informe o texto

Notícias | Legislativo

PSOL e Rede pedem ao STF a prisão preventiva de Hamilton Mourão

10/02/2024 - 09:35 | Atualizada em 16/02/2024 - 11:06

Redação

PSOL e Rede pedem ao STF a prisão preventiva de Hamilton Mourão

Foto: Reprodução

A federação formada pelo PSOL e pela Rede Sustentabilidade protocolaram junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de prisão contra o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). O pedido veio depois que o parlamentar cobrou uma reação das Forças Armadas por conta das prisões de militares ocorridas determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes na operação “Tempus Veritatis”, desta quinta-feira, 8.

Em discurso no plenário do Senado, Mourão disse que integrantes das Forças Armadas precisam reagir a “arbítrios” e “processos ilegais” que o STF estaria cometendo contra militares. O congressista afirmou que os militares devem estar “articulados” e convocou uma mobilização “dentro da lei”. As informações são do O Antagonista.

“No caso das Forças Armadas, os seus comandantes não podem se omitir perante a condução arbitrária de processos ilegais que atingem seus integrantes ao largo da Justiça Militar”, disse Mourão no plenário do Senado.

Dentre os 33 alvos de mandados de busca e apreensão, estavam os generais da reserva Augusto Heleno e Braga Netto, que foram ministros no governo Bolsonaro.

O PSOL também informou que pedirá a cassação do mandato do senador no Conselho de Ética do Senado Federal. “É evidente que o senador Hamilton Mourão —e seu golpismo, mais do que provado nesta petição– causa concreto risco à ordem pública, posto que seu ato visa insuflar a base bolsonarista, cada vez mais radicalizada”, diz um trecho da petição protocolada pelos partidos.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet