Quarta-feira, 24 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

Senado aprova projeto que dá incentivo financeiro a estudantes de baixa renda do Ensino Médio

SENADO FEDERAL

21/12/2023 - 09:36 | Atualizada em 22/12/2023 - 10:50

Redação

Senado aprova projeto que dá incentivo financeiro a estudantes de baixa renda do Ensino Médio

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O Senado aprovou, hoje, de forma simbólica, um projeto de lei que cria um incentivo financeiro para estudantes de baixa renda do Ensino Médio da rede pública. O projeto é de autoria da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) e foi aprovado pela Câmara no dia 12 de dezembro. Agora, o texto vai à sanção presidencial.

Entre os objetivos do projeto está a redução da evasão escolar. No Senado, a relatora do projeto foi a senadora Teresa Leitão (PT-PE). De acordo com o projeto, o incentivo pode ser concedido a estudantes de baixa renda matriculados na rede pública e com famílias inscritas no CadÚnico. A proposta prioriza os alunos cuja renda familiar per capita mensal seja igual ou inferior a R$ 218.

O texto não estabelece valores, nem formas de pagamento e saque, que devem ser definidas posteriormente por regulamento.Na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), o incentivo pode ser concedido a estudantes de 19 a 24 anos. O direito à bolsa está condicionado a:

efetivação da matrícula no início de cada ano letivo;
frequência escolar de 80% das horas letivas;
aprovação ao fim de cada ano letivo;
participação nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e em outros exames de avaliação dos estados para o ensino médio;
participação Enem no último ano letivo do ensino médio.

Para garantir a aprovação, o relator da matéria na Câmara dos Deputados, deputado Pedro Uczai (PT-SC), elevou a frequência mínima para 80% e inseriu no parecer que, após três anos, este percentual será revisto para 85%.

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet