informe o texto

Notícias | Cidades

Operação Trovare cumpre mandados contra investigados por roubo, furto e receptação em Várzea Grande

DERF VÁRZEA GRANDE

13/12/2023 - 18:24

Redação

Operação Trovare cumpre mandados contra investigados por roubo, furto e receptação em Várzea Grande

Foto: Polícia Civil-MT

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG), deflagrou na manhã desta quarta-feira (13.12), a Operação Trovare para cumprimento de 13 ordens judiciais, sendo nove de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva, com alvo em investigados pela prática de roubos, furtos e receptação no município.

A operação resultou na recuperação de nove aparelhos celulares produtos de roubos e furtos, avaliados em mais de R$ 17 mil.

Os três investigados presos na operação foram indiciados em inquérito policial pelos crimes de associação criminosa armada, roubo majorado, extorsão majorada, ocorridos no dia 19 de outubro na residência de um advogado criminalista, morador de Várzea Grande.

Um dos suspeitos já possui condenação anterior por latrocínio (roubo seguido de morte) e já estava preso na Penitenciária Central do Estado (PCE), onde teve o mandado de prisão cumprido. As investigações da Derf de Várzea Grande apontaram que o investigado era o líder da associação criminosa e o responsável por planejar e monitorar a execução do roubo dentro de presídio, inclusive criando um grupo de whatsapp, por meio do qual repassa as ordens aos liderados.

Roubo

No dia do crime, três suspeitos permaneceram do lado de fora da residência, monitorando o perímetro e dando cobertura à ação criminosa, enquanto outros quatro criminosos invadiram o quintal da casa durante a madrugada e ficaram escondidos até o advogado acordar.

Por volta das 06 horas, os suspeitos renderam o advogado no quintal da residência, o agrediram fisicamente, desferindo coronhadas em sua cabeça e sob a mira de arma de fogo o conduziram para o interior da residência, onde o restante da família foi feita refém. Os suspeitos subtraíram mais de R$ 20 mil em joias e aparelhos celulares.

Investigações

No mesmo dia do crime (19,10), a equipe da Derf prendeu os três autores do roubo, dentre eles um adolescente infrator de 17 anos, responsável por repassar as informações privilegiadas da casa do advogado aos comparsas, uma vez que a sua mãe já havia trabalhado na residência.

Outros dois envolvidos no roubo estão com mandado de prisão decretada e são considerados foragidos. Os dois suspeitos possuem passagens por roubos, sendo um deles com quatro condenações.

Tentativa de latrocínio

Na operação também foi preso um investigado de 29 anos apontado como um dos envolvidos na prática de tentativa de latrocínio, ocorrida no dia 13 de outubro, no bairro Jardim Imperador em Várzea Grande. Com base nas investigações, foi representado pela prisão preventiva do suspeito que foi deferida pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande.

Na ocasião, o suspeito marcou um encontro amoroso com uma profissional do sexo e de forma premeditada se dirigiu a residência da mulher, antes do horário combinado.

A profissional havia saído, mas autorizou a diarista a receber o suposto cliente, para que lhe aguardasse. Todavia, o criminoso já havia planejado o roubo e ao adentrar na residência, rendeu a vítima com um golpe mata-leão. Mesmo com a vítima desmaiada, o suspeito continuou a lhe agredir desferindo golpes contra o seu rosto e após os fatos empreendeu fuga, levando dois aparelhos celulares.
 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet