informe o texto

Notícias | Legislativo

Kalil e Fidelis silenciam. Eucaris defende regras para eleição de diretores de escolas

VÁRZEA GRANDE

23/04/2024 - 08:18 | Atualizada em 24/04/2024 - 19:07

Cícero Henrique

Kalil e Fidelis silenciam. Eucaris defende regras para eleição de diretores de escolas

Foto: Reprodução

Enquanto o prefeito Kalil Baracat (MDB) e Silvio Fidelis se calam e evitam os questionamentos da reportagem do Caldeirão Político, a vereadora Professora Eucaris (MDB) falou com a reportagem e defendeu algumas regras para a eleição de diretores de escolas do municipipio de Várzea Grande.

Sindicalizada, a professora e vereadora Eucaris defende que é preciso ter algumas regras para a eleição de diretores nas escolas, por isso é importante 'aprimorar' a discussão e o projeto de iniciativa do executivo.

Segundo a vereadora, na eleição todos precisam participar e nem sempre aquele diretor ou diretora de escola atende às reais necessidades do estabelecimento. "É preciso entender que administrar uma escola não é tão simples como parece, tem o administrativo, a secretaria que é complexa, a parte financeira e o bom relacionamento como os professores, servidores e a comunidade", pontuou Eucaris.

O projeto do executivo que trata do importante tema ainda não chegou na Comissão de Educação do Legislativo, explicou a vereadora.

Leia mais sobre este assunto:
Kalil e vereadores querem acabar com a eleição de diretores de escolas para nomear apadrinhados


"Eu sou a favor da eleição para a gente estabelecer critérios na democracia de gestão nas escolas, passa pelo processso seletivo, nada mais justo que todos profissionais se candidatem, que querem representar a comunidade".

"Porque não fazermos provas, vamos fazer uma prova para mostrar o conhecimento dos candidatos e de escolha dos diretores, a partir do critério de conhecimento da educação, da legislação".

"Porque não adianta eleger um diretor e lá dentro ele impede os professores e servidores de realizar seu direito de escolha", destacou a vereadora.

"Temos que perguntar para o professor ser ele quer que o direror seja indicado ou que passe por um processo de estudos e provas. Outro ponto defendido pela vereadora é a necessidade de rotatividade dos professores para conhecer as demandas de outras unidades".

'Porque essa discussão não começou antes, temos três anos e meio de gestão, porque só agora começou esse embate? Temos que levar essa discussão no começo do mandato', questionou.

"Realmente foram alguns indicados, mas sou contra indicação e a favor da eleição com processo seletivo para os diretores das unidades escolares", afirmou vereadora Eucaris.

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet