informe o texto

Notícias | Cidades

PF confirma duas prisões em flagrante na operação Retomada II

06/12/2023 - 11:46 | Atualizada em 06/12/2023 - 18:00

Da Redação

PF confirma duas prisões em flagrante na operação Retomada II

Foto: Divulgação/PF

O Delegado Manoel Gomes da Silva Neto confirmou a prisão em flagrante de dois alvos da Operação Retomada II, deflagrada nesta quarta-feira (6/12) no Pará e em Mato Grosso. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em Novo Progresso (PA), Santarém, Sinop (MT), Peixoto de Azevedo (MT).

Dois alvos da operação no Pará foram presos em flagrante por posse irregular de arma de fogo.



Segundo o delegado (assista ao final), a Operação Retomada II visa desarticular organização criminosa voltada à realização de fraudes com o objetivo de invadir e desmatar terras da União.



Duas empresas de regularização fundiária também foram alvo, bem como o escritório de uma advogada que teria acesso privilegiado a autuações e embargos realizados por uma autarquia ambiental federal.

Durante as investigações identificou-se que empresas, por meio de seus sócios e funcionários, teriam fraudado cadastros de áreas públicas da União através da inserção de dados falsos em sistemas e falsificação de documentos. Os funcionários das empresas atuavam, ainda, no planejamento e acompanhamento em tempo real do desmatamento.

Uma advogada foi alvo da operação. Segundo o delegado Manoel Gomes, ela prestava assessoria aos grandes desmatadores do bioma amazônico, teria acertado o pagamento de propina a servidores públicos responsáveis pela detecção de desmatamentos ilegais. Ela teria acesso privilegiado a autuações e embargos realizados por uma autarquia ambiental federal.

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet