informe o texto

Notícias | Legislativo

PEC das decisões individuais no STF: as ‘traições’ nos votos do Senado a favor e contra o texto

SENADO FEDERAL

23/11/2023 - 13:45 | Atualizada em 27/11/2023 - 12:28

Redação

PEC das decisões individuais no STF: as ‘traições’ nos votos do Senado a favor e contra o texto

Foto: Agência Senado

O Senado Federal aprovou nos dois turnos, na noite desta quarta-feira, a PEC que limita as decisões monocráticas do Supremo Tribunal Federal (STF). O texto foi aprovado com o mesmo placar no primeiro e segundo turno, com 52 votos a favor e 18 contra. O resultado da votação mostra que alguns senadores que normalmente se alinham ao governo decidiram apoiar o projeto.

Entre as ‘”traições” está o nome do líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA), que contrariou a decisão do próprio partido. Apesar da legenda orientar voto “não” para a bancada, ele já tinha comunicado que votaria “sim” para a PEC. As informações são do O Globo.

No PSB, o partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, dois senadores votaram a favor do projeto: Flávio Arns (PSB-PR) e Chico Rodrigues (PSB-RR). No PSD e MDB, siglas com ministérios no governo, há nomes que disseram “sim” ao texto, como o senador Otto Alencar (PSD-BA).

Outro partido da base governista, o MDB orientou voto contra a proposta. No entanto, quatro parlamentares votaram a favor do projeto. Votaram a favor do projeto os senadores Giordano, Alessandro Vieira, Ivete da Silveira e Fernando Dueire.

O União Brasil, que tem três ministros, votou de forma unânime a favor do projeto, mesmo caso do PP, em que os seis senadores ajudaram a aprovar o projeto. Os dois partidos, entretanto, são um foco de problemas para o governo federal no Senado já que, apesar da presença de representantes das duas legendas na Esplanada dos Ministérios, a composição de senadores das siglas é mais alinhada ao bolsonarismo, como Sergio Moro (União-PR), Tereza Cristina (PP-MS) e Ciro Nogueira (PP-PI), todos ex-ministros do governo Bolsonaro.

Por outro lado, no PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, houve apenas uma discordância, o senador Romário foi o único dos 12 senadores da sigla que votou pela rejeição do projeto.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet