informe o texto

Notícias | Jurídico

Paulo Gonet vira o franco favorito para ser indicado por Lula à PGR

17/11/2023 - 08:32 | Atualizada em 17/11/2023 - 16:52

Redação

Paulo Gonet vira o franco favorito para ser indicado por Lula à PGR

Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

O subprocurador Paulo Gonet é hoje o franco favorito para ser o indicado por Lula ao comando da Procuradoria-Geral da República (PGR), dizem ministros do governo e auxiliares presidenciais que acompanharam as articulações.

A expectativa no Palácio do Planalto é que Lula anuncie Gonet como novo chefe da PGR até a próxima segunda-feira (20). Após formalizada a indicação, o magistrado designado passará por sabatina e votação no Senado. As informações são do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

A indicação de Gonet, se confirmada, representará um aceno do presidente da República aos ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, que defendiam a escolha do subprocurador para a PGR.

Gonet também tem boa interlocução com alguns bolsonaristas. Entre eles, a deputada Bia Kicis (PL-DF), de quem foi colega de faculdade. Bia, inclusive, tentou emplacar Gonet na PGR durante o governo Jair Bolsonaro.

Gonet foi recebido por Lula no Planalto no dia 14 de setembro. Além dele, o presidente recebeu outros quatro “candidatos”: Antônio Carlos Bigonha, Augusto Aras, Aurélio Rios e Luiz Augusto dos Santos Lima.

Além do apoio de ministros do Supremo, pesou a favor de Gonet a avaliação de que ele teria mais “independência” e “pulso firme” para atuar contra possíveis excessos do Ministério Público Federal.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet