informe o texto

Notícias | Jurídico

Senado Federal aprova lei que proíbe militares de usarem corporação para emitir opiniões políticas

LEI ORGÂNICA NACIONAL DAS POLÍCIAS MILITARES

08/11/2023 - 08:15 | Atualizada em 08/11/2023 - 11:22

Redação

Senado Federal aprova lei que proíbe militares de usarem corporação para emitir opiniões políticas

Foto: Reprodução

O Senado aprovou nesta terça-feira, 7, em regime de urgência, o projeto que cria a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros dos estados, do Distrito Federal e dos Territórios. O texto unifica regras para as categorias, proibindo policiais militares e bombeiros de participarem de manifestações político-partidárias, se filiarem a sindicatos ou manifestarem opiniões políticas publicamente usando a farda, patente, graduação ou qualquer símbolo da instituição.

O projeto traz 37 garantias para os ocupantes desses cargos, da ativa, da reserva remunerada ou reformados (aposentados). Entre as garantias, estão uso privativo dos uniformes, insígnias e distintivos; porte de arma; assistência jurídica, quando acusados de prática de infração penal, civil ou administrativa decorrente do exercício da função ou em razão dela; seguro de vida e de acidentes quando vitimados no exercício da função ou em razão dela; e assistência médica, psicológica, odontológica e social para o militar e seus dependentes.

Além disso, o texto determina a reserva de pelo menos 20% das vagas dos concursos públicos para mulheres. Na área de saúde, elas poderão concorrer à totalidade das vagas, além da aplicação da cota. Já os cônjuge ou dependentes dos militares terão direito à pensão do servidor, correspondente ao posto ou patente que possuía, com valor proporcional ao tempo de serviço.

A matéria, que teve como relator o senador Fabiano Contarato (PT-ES), segue agora para a sanção da Presidência da República.

Projeto é antigo

De acordo com o projeto, as corporações continuarão subordinadas aos governadores. Os detalhes de sua organização serão fixados em lei de iniciativa desses governantes, observadas as normas gerais do projeto e os fundamentos de organização das Forças Armadas. Para Contarato, o projeto é conveniente e oportuno. Em seu relatório, o senador lembrou que os policiais militares são regidos até hoje pelo Decreto-Lei 667, de 1969, “que contém disposições anacrônicas e até mesmo incompatíveis com a Constituição Federal”.

Segundo o texto, caberá ao Executivo federal definir por decreto termos usados no projeto, como segurança pública, ordem pública, preservação da ordem pública, poder de polícia, polícia ostensiva, polícia de preservação da ordem pública, Defesa Civil, segurança contra incêndio, prevenção e combate a incêndio, pânico e emergência, busca, salvamento e resgate, e polícia judiciária militar.

O projeto foi proposto pelo Executivo no ano de 2001, ainda no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), para criar a chamada lei orgânica nacional da categoria, prevista pela Constituição de 1988, mas até hoje inexistente. A matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados no final do ano passado. No Senado, a matéria foi analisada na Comissão de Segurança Pública (CSP) e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O relatório de Contarato foi aprovado na CCJ na semana passada e o projeto enviado ao Plenário em regime de urgência. A previsão inicial era que a matéria fosse votada no Plenário no mesmo dia, 31 de outubro. No entanto, lideranças pediram mais tempo para analisar possíveis ajustes no texto. Contarato informou que acatou apenas emendas de redação, para que o texto não tivesse que voltar para nova análise na Câmara.

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet