informe o texto

Notícias | Legislativo

Chamada de ‘desqualificada’ por Bolsonaro, senadora Eliziane Gama rebate e diz que ex-presidente tem medo de ser preso

28/10/2023 - 18:23 | Atualizada em 29/10/2023 - 11:09

Redação

Chamada de ‘desqualificada’ por Bolsonaro, senadora Eliziane Gama rebate e diz que ex-presidente tem medo de ser preso

Foto: Reprodução

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPI do 8 de Janeiro, rebateu declarações de Jair Bolsonaro sobre o parecer final de sua autoria, aprovado pelo colegiado, que pede o indiciamento do ex-presidente por participação na investida golpista. Nesta sexta-feira (27), durante evento em Goiânia, Bolsonaro afirmou que “o relatório é tão desqualificado quanto a senadora relatora”.

Em nota divulgada à imprensa, Eliziane diz que Bolsonaro foi “o pior presidente da história do Brasil” e que suas palavras “não valem nada”. A parlamentar acrescenta que, por ser mulher e nordestina, representaria um “alvo preferido” para o ex-mandatário, que também já agrediu, segundo ela, “a imprensa livre, os negros e os pobres”. As informações são do O GLOBO.

Eliziane também lembrou a condenação de Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o deixou inelegível por oito anos, e o acusa de tentar “liderar um golpe no Brasil”. O relatório da CPMI foi incorporado em sua totalidade às investigações do STF. “Está com medo de ser preso e por isso fala tanta bobagem”, concluiu o texto da senadora.

A fala de Bolsonaro aconteceu no 1º Congresso Nacional do Instituto Harpia Brasil, entidade criada e presidida pelo ex-deputado Major Vitor Hugo (PL-GO), aliado do ex-presidente e líder do antigo governo na Câmara. Os ataques contra a CPMI ocorreram durante o discurso do ex-mandatário.

“Golpe? Desde quando assumi me acusavam de querer dar um golpe. Uma CPMI cujo relatório é tão desqualificado quanto a senadora relatora daquela CPMI, a serviço do ministro da Justiça (Flávio Dino)”, afirmou Bolsonaro, após comentar sobre as prisões de apoiadores que participaram dos ataques às sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro.

A ofensiva contra o colegiado que pediu seu indiciamento não foi o único ataque do pronunciamento. Ao citar a Reforma Tributária, elaborada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aprovada na Câmara dos Deputados, Bolsonaro também voltou a criticar o Partido dos Trabalhadores, seu principal antagonista no cenário político:

“Tudo que vem do PT você tem que desconfiar. Só (tem) incompetente e bandido. Você pode esperar o que dessas p*?”, declarou durante o discurso, soltando um palavrão.

Já ao comentar sobre uma nova ação em que é julgado atualmente no TSE, por abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência, no Sete de Setembro do ano passado, o ex-presidente alfinetou a Corte:

“Hoje em dia, um bom candidato, não basta o partido aprovar. O TSE tem que aprovar antes. Por isso, meus parabéns ao parlamento, que está votando uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para quando o TSE punir algum parlamentar, só valha a punição depois de passar pelo escrutínio do Senado Federal. É uma boa medida. Equilíbrio entre os poderes”, avaliou o ex-presidente.

Veja a íntegra da nota divulgada pela senadora Eliziane Gama

Jair Bolsonaro foi o pior presidente da história do Brasil. Suas palavras ditas em ato hoje em Goiânia não valem nada, não me atingem. Mulher e nordestina sempre foram um alvo preferido para ele, já agredira antes a imprensa livre, os negros e os pobres, e tentou liderar um golpe no Brasil.

Bolsonaro está inelegível por 8 anos. O relatório da CPMI foi incorporado em sua totalidade às investigações do STF. Está com medo de ser preso e por isso fala tanta bobagem.

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet