informe o texto

Notícias | Executivo

Prefeitura e Poder Judiciário assinam convênio para implantação da 'Justiça Restaurativa' em Várzea Grande

08/10/2023 - 08:56

Redação

Prefeitura e Poder Judiciário assinam convênio para implantação da 'Justiça Restaurativa' em Várzea Grande

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Várzea Grande e o Poder Judiciário de Mato Grosso assinam nesta segunda-feira, 9, um convênio histórico que visa a implantação da “Justiça Restaurativa" nas áreas de educação, saúde e assistência social.

O projeto tem como objetivo principal combater casos de violência no ambiente escolar, nos locais de atuação da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Saúde, através da instituição dos chamados 'Círculos de Construção de Paz'.

A metodologia da “Justiça Restaurativa” envolve a resolução de conflitos por meio do diálogo e do tratamento humanizado de situações e temas, com a prática da escuta ativa e o poder conciliador do diálogo. Esses princípios serão aplicados de forma estruturada por facilitadores de círculos de paz, promovendo um ambiente propício para a resolução pacífica de conflitos.

O impacto desse convênio vai além das escolas, alcançando toda a família, desde os alunos matriculados em sala de aula até o atendimento prestado aos familiares nos postos de saúde, hospitais e serviços de assistência social. A assinatura do convênio representa um passo importante na promoção da pacificação social e no fortalecimento das relações entre os cidadãos e as instituições públicas.

Participantes da Assinatura: Desembargadora Clarice Claudino da Silva, Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso; Luiz Otávio Marques, Diretor do Fórum de Várzea Grande; Kalil Baracat, Prefeito de Várzea Grande; Ismael Alves, Secretário Municipal de Governo; Ana Cristina Vieira, Secretária Municipal de Assistência Social; Silvio Fidélis, Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer; e Gonçalo de Barros, Secretário Municipal de Saúde.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet