informe o texto

Notícias | Brasil

Deputado pede à PGR que investigue Janja por usurpação de função pública

02/10/2023 - 08:23 | Atualizada em 02/10/2023 - 15:13

Da Redação

Deputado pede à PGR que investigue Janja por usurpação de função pública

Foto: Claudio Kbene/PR

O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) protocolou pedido de abertura de inquérito contra a primeira-dama Janja na PGR.

O parlamentar pede investigação sobre a "competência e legalidade em assumir a agenda presidencial".

Sem cargo no governo, sem ter sido eleita, Janja tem assumido a agenda do presidente Lula, o que configura "usurpação da função pública", alega o deputado. Janja tem assumido agendas que cabem ao vice-presidente Alckmin.

“Tornou-se público que, no início deste ano, especulou-se sobre eventual nomeação da primeira-dama para um cargo governamental. No entanto, essa ideia foi descartada devido à preocupação com a caracterização de nepotismo. Apesar de não ter uma posição formal, a primeira-dama tem decisão final em propagandas institucionais do governo, direciona a equipe econômica e já tomou atitudes que divergiram do posicionamento do partido do presidente”, afirma o deputado Evair.

Na semana passada a primeira dama Janja Lula da Silva visitou, com representantes do Governo Federal e do Governo do Rio Grande do Sul, as regiões afetadas pela tragédia das enchentes no estado do Rio Grande do Sul (foto). 

A Procuraria-Geral da República está sob o comando de Elizeta Maria de Paiva Ramos, que assumiu interinamente após o encerramento do mandato de Augusto Aras.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet