informe o texto

Notícias | Executivo

Kalil cria coordenadoria da pessoa com deficiência e anuncia novo Cridac

PREFEITO RESSALTA GESTÃO DE INCLUSÃO.

22/09/2023 - 17:35

Redação VG

Kalil cria coordenadoria da pessoa com deficiência e anuncia novo Cridac

Foto: Secom/VG

Em uma clara demonstração do respeito para com toda a população, principalmente aquela composta por portadores de necessidades especiais, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, presidiu à abertura da Semana Descentralizada de Luta da Pessoa com Deficiência assinando o projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que encaminha a apreciação dos vereadores a criação da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e anunciou a conclusão do projeto do novo Centro Especializado de Reabilitação – CRIDAC, já aprovado pela Vigilância Sanitária e que será agora licitado para ainda em 2024 ser entregue a população.

“Será igual as demais unidades de Saúde que já entregamos em nossa gestão. Funcional, eficiência, com pessoal especializado, com equipamentos de última geração e principalmente que assegure dignidade as pessoas que buscam um tratamento de saúde por terem alguma limitação, alguma deficiência”, frisou o prefeito para centenas de pessoas que participaram do evento realizado no Ginásio de Esportes Júlio Domingos de Campos, o Fiotão.

A futura Coordenadoria da Pessoa com Deficiência pautará todas as demandas desse público em especial e suas necessidades mais prementes. 

“A minha administração está se pautando desde o início, no diálogo, no entendimento, em busca de resolver os compromissos e fazer aquilo que está ao nosso alcance. Temos desenvolvido políticas públicas em todas as áreas, em especial, na Saúde, Educação e Assistência Social, e temos avançado muito nestes setores. Reconhecemos que ainda temos falhas, a exemplo da mobilidade urbana para os detentores de dificuldades, porém essa não é uma questão só de Várzea Grande, mas de todos os municípios brasileiros.  O que podemos afirmar é que estamos fazendo de tudo para diminuir as demandas, nas questões envolvendo o transporte coletivo, as nossas obras com acessibilidade e no atendimento do serviço público”, destacou o prefeito.   
Quanto à realização da Semana Descentralizada de Luta pela à Pessoa com Deficiência, o prefeito disse que se sente honrado, pelo município de Várzea Grande ter sido escolhido para sediar esse importante evento.  “Teremos até sábado muitas atividades a serem desenvolvidas e tenho certeza de que todos que estão participando dessa ação terão a sua demanda solucionada. 

A concorrida solenidade contou com a participação de diversas autoridades nacionais, estaduais e municipais, como a senadora Margareth Buzetti, a deputada federal, Gisela Simona, os secretários de Estado, Gilberto Figueiredo (Saúde) e Grasielle Paes Silva Bugalho (Assistência Social e Cidadania), além de secretários municipais e vereadores.

A primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, ressaltou que como membro do Ministério Público sempre é procurada em defesa daqueles que tem limitações ou dificuldades e fica muito feliz em ver que a Prefeitura de Várzea Grande tem procurado e atuado de forma exaustiva na busca de solucionar problemas das pessoas com deficiência.

“Políticas e decisões como essa, tornam os diferentes, iguais perante o Poder Público e suas políticas e isto nos deixa mais feliz”, frisou Kika Dorilêo Baracat.

A Superintendente Estadual da Pessoa com Deficiência, Thaís Augusta de Paula - primeira mulher a assumir a pasta - disse que o município de Várzea Grande mais uma vez dá um passo importante nas questões que envolvem a luta da pessoa com deficiência. “O município está realizando a semana descentralizada da pessoa com deficiência, um marco na história de Várzea Grande, que toda a vida teve que recorrer ao Centro de Reabilitação Estadual para fazer atendimento. Hoje aqui tem um centro, mas não dá conta da demanda que é muito grande.  Várzea Grande tem avançado muito, e um desses exemplos é do esporte adaptado, centro paraolímpico, inclusão nas escolas e isso para as pessoas com deficiência é importantíssimo, “elogiou.  

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Diney Ribeiro Campos, disse que a Semana Descentralizada de Luta da Pessoa com Deficiência é importante porque mostra a luta desse público, e o evento dá voz e vez às pessoas com deficiência. “Teremos três dias direcionados com debates, prestações de serviços, e tudo que a pessoa com deficiência precisa, além de entretenimento ao público que estiver presente. Estamos no caminho certo e o apoio do prefeito Kalil Baracat tem sido muito importante nessa evolução”.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira disse que essa semana descentralizada na luta da pessoa com deficiência é muito importante porque traz uma parceria muito forte entre o Governo do Estado, o município de Várzea Grande, a Associação numa junção de esforços, que hoje fica mais forte nas políticas públicas. “Queremos agradecer também ao prefeito Kalil Baracat e à primeira-dama Kika Dorilêo Baracat pelo apoio irrestrito à realização desse evento e de todas as autoridades envolvidas e dizer que teremos ainda muitas outras ações dessa natureza”.

O secretário de Saúde, Gonçalo Barros disse que a validação da Vigilância Sanitária em relação a construção do novo CRIDAC, o trabalho agora será na elaboração da licitação para a escolha da empresa que executará o projeto. “Já temos os recursos liberados para esta obra que é importantíssima para toda essa população em especial. Vivemos em sociedade e todos têm de ter os seus direitos assegurados e respeitados. A Saúde Pública em Várzea Grande respeita a todos que precisam de atendimento, mas é humanamente impossível que se consiga fazer isto apenas através de Várzea Grande, por isto saúde tem que vir dos Governos Federal, Estadual e Municipal para que todos que precisem possam ser atendidos”.

A senadora por Mato Grosso, Margareth Buzetti sinalizou que é fundamental aos Governos Federal e Estadual, garantir meios e maneiras para que as gestões municipais possam solucionar os problemas da população, pois as pessoas vivem nas cidades e nelas é que devem acontecer de forma efetiva as políticas públicas. 
“É uma satisfação estar em uma cidade como Várzea Grande que é resolutiva e tem através dos esforços do prefeito Kalil Baracat e sua equipe atendido a população e diferente de muitos demonstrado criatividade e solução dos problemas”, acrescentou a senadora.

Os secretários de Estado, Gilberto Figueiredo e Grasielle Bugalho reforçaram a determinação do governador Mauro Mendes em buscar solução no atendimento da população, principalmente aquelas menos favorecidas pela sorte. “Parcerias que resolvem os problemas de nossa gente sempre foi a meta do governador Mauro Mendes que reconhece no prefeito Kalil Baracat não apenas um parceiro, um companheiro político, mas sim um gestor que dedica seus esforços na solução dos problemas de Várzea Grande e sua gente”, disseram os secretários de Estado.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet