informe o texto

Notícias | Legislativo

Aprovado texto-base de projeto que limita juros do cartão e contém regras do Desenrola

ECONOMIA

05/09/2023 - 18:45 | Atualizada em 08/09/2023 - 18:30

Redação

Aprovado texto-base de projeto que limita juros do cartão e contém regras do Desenrola

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da proposta que remete ao Conselho Monetário Nacional (CMN) a fixação de limites para os juros do cartão de crédito a partir de sugestão do mercado. O texto também contém as regras do programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil.

O Plenário analisa agora os destaques apresentados pelos partidos na tentativa de mudar trechos do texto.

Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Alencar Santana (PT-SP), para o Projeto de Lei 2685/22, do deputado Elmar Nascimento (União-BA). Segundo o texto, o CMN terá 90 dias, a partir da data de publicação da futura lei, para aprovar limites para juros e encargos cobrados no parcelamento da fatura nas modalidades rotativo e parcelado a partir dessa proposta.

Se os limites para juros do cartão não forem aprovados nesse prazo, o total cobrado de juros e encargos não poderá ser superior ao valor original da dívida.

Uma novidade em relação ao projeto original é a portabilidade da dívida do cartão de crédito e de outros débitos relacionados a ele, mesmo os já parcelados pelo próprio cartão. Assim, o consumidor poderá buscar ofertas de juros menores para equacionar sua dívida.

Alencar Santana também incluiu no projeto todo o texto da Medida Provisória 1176/23, que cria o Programa Desenrola Brasil a fim de incentivar a renegociação de dívidas, ofertando garantia para aquelas de pequeno valor (até R$ 5 mil).

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet