informe o texto

Notícias | Brasil

Federação Única dos Petroleiros denuncia ataque especulativo para forçar desabastecimento

Segundo a FUP, refinarias privadas estariam estocando combustível

15/08/2023 - 08:45

Redação

Federação Única dos Petroleiros denuncia ataque especulativo para forçar desabastecimento

Foto: Agência Brasil

A Federação Única dos Petroleiros afirma ter detectado um ataque especulativo de agentes econômicos, em um movimento de formação de estoques para forçar um suposto desabastecimento do mercado interno de combustíveis.

“Desde a queda do PPI, em maio deste ano, refinarias privadas vêm reclamando dos preços praticados pela Petrobrás, inclusive com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), na tentativa de forçar a estatal a reduzir os preços do óleo vendido para elas”, destaca Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP. Também a Abicom, a associação que reúne os importadores, reclama da Petrobrás, alegando que a estatal opera com preços baixos, praticando dumping no mercado. 

Bacelar ressalta que, desde a entrada em vigor do PPI, no governo Temer, o número de importadores de combustíveis passou de 100 para mais de 500, enquanto as refinarias diminuíram seu fator de utilização para uma média de 60%, 65% e o mercado usou o preço de paridade de importação. “Hoje, os importadores estão sentindo a Petrobrás aumentando o fator de utilização das refinarias, para em média 93%, e a estatal também importando gasolina e diesel para abastecer o mercado interno, garantindo o suprimento doméstico”, diz ele. 

O dirigente da FUP reforça que não há qualquer indicação de uma queda nas importações que justifique desabastecimento. “Nossa leitura, a partir de dados públicos, é de que não há qualquer indício de desabastecimento. O que pode estar acontecendo, assim como apontou a própria Abicom em declarações à imprensa, são entraves na distribuição e revenda. É possível que revendedores estejam fazendo estoques, apostando que a Petrobrás vai subir seu preço”, avalia. 

A própria Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) afirmou, em nota, que, de acordo com informações apresentadas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), não há desabastecimento de diesel e gasolina no país. 

Desde o início de julho o petróleo e todos os seus derivados tiveram uma grande elevação alcançando um novo patamar. A estratégia comercial atua no sentido de não transferir a volatilidade dos preços internacionais para o mercado interno. A Petrobrás tem cumprido integralmente as entregas para as distribuidoras. 

Abaixo, comparativo elaborado pelo Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (Ineep), com base nos dados da ANP, do preço do PPI calculado pela ANP com os preços praticados pela Petrobrás, Acelen (BA) e Ream (AM) no caso do diesel.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet