informe o texto

Notícias | Brasil

Ministro da Fazenda nega ataque hacker ao sistema financeiro do governo

22/04/2024 - 18:07 | Atualizada em 23/04/2024 - 10:32

Da Redação

Ministro da Fazenda nega ataque hacker ao sistema financeiro do governo

Foto: Reprodução

“O problema não é do sistema. O problema provavelmente foi de autenticação, de acesso, então é isso que está sendo apurado. Como é que alguém teve acesso tendo sido autenticado, ou seja, não foi uma ação de um hacker que quebrou segurança”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

 Segundo ele, alguém usou o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais. A declaração, para  jornalistas, vai de encontro ao que que foi informado anteriormente, sobre uma invasão do sistema.

“Eu vou inclusive informar ao presidente (Lula) sobre as informações que eu tenho. Mas, repito, não foi uma ação hacker contra o sistema. O sistema está preservado, foi uma questão de autenticação. É alguém que tinha acesso”, disse o ministro.

O ministro disse não saber sobre valores supostamente desviados e disse ter recebido a informação assim que a imprensa começou a divulgar o caso. “Não tenho informação sobre valores. Isso estava sendo mantido em sigilo inclusive dos ministros. Estava entre o Tesouro [Nacional] e acho que a Polícia Federal. Eu soube no mesmo momento em que vocês”, disse, reiterando que não houve ataque externo de hackers ao sistema.

Divulgada inicialmente pelo jornal Folha de S.Paulo, a invasão do Siafi ocorreu neste mês. Os criminosos supostamente conseguiram emitir ordens bancárias e desviar dinheiro público usando o login de terceiros no Portal Gov.br.

O caso está sendo investigado pela Polícia Federal. No fim desta tarde, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) informou ter entrado na investigação e estar acompanhando o caso “em colaboração com as autoridades competentes”.

O Tesouro Nacional divulgou uma nota oficial, confira (grifo nosso):

"Em relação aos recentes eventos envolvendo acessos indevidos ao SIAFI (Sistema de Administração Financeira do Governo Federal), o Tesouro Nacional esclarece:

O episódio não configura uma invasão, mas sim uma utilização indevida de credenciais obtidas de modo irregular. As tentativas de realizar operações na plataforma foram identificadas e não causaram prejuízos à integridade do sistema.

Todas as medidas necessárias vêm sendo tomadas pela STN em resposta ao caso, incluindo a implementação de ações adicionais para reforçar a segurança do sistema.

O Tesouro Nacional trabalha em colaboração com as autoridades competentes para a condução das investigações; e reitera seu compromisso com a transparência, a segurança dos sistemas governamentais e a preservação do adequado zelo das informações, até o término das apurações."


 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet