informe o texto

Notícias | Jurídico

Augusto Aras ‘faz o L’ para tentar recondução na PGR ao reavaliar postura de Bolsonaro na pandemia

01/08/2023 - 10:13 | Atualizada em 03/08/2023 - 17:22

Redação

Augusto Aras ‘faz o L’ para tentar recondução na PGR ao reavaliar postura de Bolsonaro na pandemia

Foto: Reprodução

Publicado no blog do Octávio Guedes 

O pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) envie todos os relatórios produzidos pelo órgão durante a pandemia para informar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) indica que Augusto Aras está “fazendo o L” na tentativa de ser reconduzido ao cargo em setembro, quando acaba seu mandato.

Como revelado pelo jornal “Folha de S.Paulo”, a Abin elaborou mais de mil documentos alertando o ex-presidente sobre os possíveis impactos do coronavírus no país, o que, segundo o procurador-geral da República, configura “fato novo” sobre conduta de Jair Bolsonaro durante a emergência de saúde.

A Abin não é uma autoridade na área da saúde e, portanto, fez sua análise sobre o cenário da pandemia com base em informações de entidades médicas e científicas. Essas informações eram as mesmas que Bolsonaro desafiou durante sua gestão – negando a eficácia do uso de máscaras, falando contra o isolamento social e colocando em dúvida a segurança e eficácia da vacinação, por exemplo.

A rigor, portanto, não há nenhum “fato novo” sobre a conduta de Bolsonaro durante a pandemia, ao contrário do que diz Aras. As questões mencionadas nas análises da Abin, inclusive, já estavam destrinchadas no relatório final da CPI da Covid, aprovado em outubro de 2021 e solenemente ignorado por Aras.

O único “fato novo” nesse cenário é o aceno de Aras ao novo governo na tentativa de permanecer à frente da PGR.

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet