informe o texto

Notícias | Geral

Agência de risco de crédito melhora nota da Petrobras pela 1ª vez em 15 anos

31/07/2023 - 17:13

Raphael Bezerra

Agência de risco de crédito melhora nota da Petrobras pela 1ª vez em 15 anos

Foto: Reprodução

A agência de classificação de risco de crédito Fitch Ratings atribuiu a nota ‘BB-‘ à emissão de notas senior da Petrobras Global Finance B.V. com vencimento em 2033. É a primeira vez, desde 2008 que uma agência eleva a nota da petroleira brasileira.

“O setor passa por um momento de consolidação, que pode beneficiar o perfil de crédito dessas empresas, com ganhos de escala, maior diversificação de ativos e potenciais sinergias operacionais”, afirma Lucas Rios, analista sênior de Finanças Corporativas.

De acordo com o relatório divulgado nesta segunda-feira, 31, os ratings não estão atrelados ao bom desemprenho econômico da empresa ou às mudanças na política de preço de combustíveis. “A participação dominante da Petrobras no fornecimento de combustíveis líquidos no Brasil, aliada à sua grande pegada de produção de hidrocarbonetos no país, expõe a empresa à intervenção governamental por meio de políticas de preços e estratégias de investimento”, diz o documento.




Petrobrás deve aumentar produção

A previsão da agência é que nos próximos quatro anos a estatal brasileira aumente a produção bruta de barris de petróleo em aproximadamente 3,3 milhões.

Sobre a liquidez, a avaliadora diz que a Petrobras é robusta e proporciona um conforto adicional durante períodos de volatilidade nos preços dos hidrocarbonetos. “A liquidez da empresa é suportada por aproximadamente US$ 13,2 bilhões em caixa e títulos negociáveis no 1T23, em comparação com os vencimentos atuais da dívida financeira de aproximadamente US$ 4,1 bilhões”, diz.

Agências de risco

Fitch Ratings é uma das três maiores agências de classificação de risco de crédito, ao lado da Standard & Poor’s e da Moody’s. Ela avalia a capacidade de empresas, instituições financeiras, governos e outros emissores de dívida de honrar seus compromissos financeiros.

Ela usa um sistema de notas que vai de AAA (a mais alta qualidade) a D (default ou calote)2. As notas da Fitch são usadas por investidores, reguladores, credores e outros para tomar decisões sobre onde aplicar seu dinheiro, quais taxas de juros cobrar e quais riscos assumir.

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet