informe o texto

Notícias | Legislativo

Senado Federal pode reverter reforma tributária? Se depender de Mato Grosso, sim

11/07/2023 - 09:00 | Atualizada em 17/07/2023 - 15:41

Cícero Henrique

Senado Federal pode reverter reforma tributária? Se depender de Mato Grosso, sim

Foto: Reprodução

Na Câmara dos Deputados, a proposta de emenda à Constituição (PEC) passou “tratorando” tudo. O motorista responsável pelo atropelamento foi ninguém menos do que o presidente da Casa, Arthur Lira (pP-AL): ele arou todo o “atalho” para que as votações fossem feitas em sequência, no mesmo dia e no prazo de poucas horas. Detalhe: sem antes o projeto passar pelas comissões.

Qualquer oposição, mesmo propositiva, foi esmagada. O ex-presidente Jair Bolsonaro(PL) foi a única voz ativa contrária, que ficou indignado não só com o conteúdo, mas também com a forma da condução do processo na Casa. Ficou mais indignado ainda porque o governador de Dão Paulo, Tarcísio de Freitas(Republicanos), apoio a reforma tributária.

A esperança de uma reversão agora é o Senado, cujo presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve colocar o texto em pauta logo após o retorno do recesso parlamentar, em agosto. Da parte de Mato Grosso, é possível e até provável – que o trio de parlamentares feche questão em não aprovar a proposta, pelo menos não como está hoje.

Os senadores Jayme Campos(UB) e Mauro Carvalho(UB) estão com Mauro Mendes e querem ser partícipes para evitar eventuais prejuízos para o Estado com a proposta.

— Quero deixar meu apoio à reforma, mas não da forma como ela foi colocada. Não faz o menor sentido essa reforma para o Mato Grosso e para a maioria dos estados brasileiros. Temos que encontrar um equilíbrio entre os estados produtores e os estados consumidores — apontou Mauro Carvalho.

Uma coisa é certa, a de que no Senado não haverá a mesma celeridade no trâmite da proposta. Pacheco não é Lira. Como bom mineiro (e ótimo político), é comedido e preza o diálogo. E o mais importante: senadores estão lá para representar suas unidades federativas e não interesses de grupos específicos. Mauro Mendes pode, sim, sonhar em mudar o jogo.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet