informe o texto

Notícias | Legislativo

Conselho de Ética da Câmara instaura processos contra Carla Zambelli, Nikolas Ferreira, José Medeiros e outros 4 parlamentares

30/05/2023 - 13:41 | Atualizada em 01/06/2023 - 09:24

Redação

Conselho de Ética da Câmara instaura processos contra Carla Zambelli, Nikolas Ferreira, José Medeiros e outros 4 parlamentares

Foto: Reprodução

O Conselho de Ética da Câmara instaurou sete processos contra parlamentares, nesta terça-feira. As representações feitas contra os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Carla Zambelli (PL-SP), acusados, respectivamente, de ter cometido crime de transfobia e de ter constrangido o deputado Duarte (PSB-MA) durante a audiência com o ministro da Justiça, Flávio Dino, em abril. Outra representação aceita foi contra o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), acusado de importunação sexual contra a deputada Julia Zanatta (PL-SC), ainda durante a mesma audiência com Dino.

O Conselho de Ética também instaurou a representação contra Talíria Petrone (PSOL-RJ): ela é acusada de quebra de decoro parlamentar por ter lembrado, durante reunião da CPI do MST, de investigações que miram o relator, o deputado Ricardo Salles (PL-SP). Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também está no foco, já que se desentendeu com o deputado Marcon (PT-RS) em uma reunião da Comissão do Trabalho da Câmara e agora é alvo de um processo.

Uma representação do PP, que também foi aceita, diz que a deputada Juliana Cardoso (PT-SP) quebrou o decoro parlamentar ao gritar “barbárie” e chamar de “assassinos” parlamentares favoráveis à urgência do projeto que dificulta a demarcação de terras indígenas, incluindo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O processo contra José Medeiros (Representação 4/23) foi apresentado pelo PT também por quebra de decoro durante a sessão que comemorava o Dia da Mulher.

Medeiros é acusado de intimidar a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) e de xingar e agredir o deputado Miguel Ângelo (PT-MG) quando este foi defender a parlamentar paranaense. Comportamentos "que descambam para a violência física e intimidação injustificável não têm e não poderão jamais encontrar guarida na garantia da imunidade parlamentar", afirma o PT.

Foram sorteados para a lista tríplice os deputados Ricardo Ayres (Republicanos-TO), Gutemberg Reis (MDB-RJ) e Albuquerque (Republicanos-RR).

Relembre os casos

No dia 8 de março, Nikolas Ferreira (PL-MG) usou uma peruca para fazer um discurso transfóbico na tribuna da Câmara dos Deputados, que celebrava o Dia Internacional da Mulher, na Câmara dos Deputados. Em tom de deboche, Ferreira afirmou que se "sentia mulher" tendo "lugar de fala" para discursar sobre a efeméride. Em seguida fez ataques às mulheres transexuais. As declarações levaram parlamentares a pedir a cassação de seu mandato. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também criticou o comportamento do deputado: "o plenário não é palco para exibicionismo e muito menos discursos preconceituosos". Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou pela rejeição dos pedidos de investigação contra o deputado.

Durante sessão em comissão na Câmara, em abril, Carla Zambelli xingou o colega Duarte Júnior. O deputado pedia ao presidente do colegiado para garantir a ordem, em respeito ao ministro da Justiça, Flávio Dino, quando a parlamentar, que estava sentada logo à frente, se virou e soltou um: "tomar no..." . O PSB pede a perda do mandato da deputada.

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet