informe o texto

Notícias | Executivo

‘Não penso mais em lista tríplice’, diz Lula sobre escolha do novo procurador-geral da República

03/03/2023 - 10:30 | Atualizada em 03/03/2023 - 10:41

Redação

‘Não penso mais em lista tríplice’, diz Lula sobre escolha do novo procurador-geral da República

Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, hoje, que “não pensa mais em lista tríplice” em referência à escolha do novo procurador-geral da República – prevista para ocorrer em setembro deste ano. Lula deu a declaração durante entrevista à rádio BandNews.

“Não penso mais em lista tríplice. Não penso mais, porque quando vim para a presidência, trouxe a minha experiência do sindicato. Então, tudo para mim era lista tríplice. Já está provado que nem sempre a lista tríplice resolve o problema. Então, vou ser mais criterioso para escolher o próximo procurador-geral da República”, disse o presidente.

Historicamente, a Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR) envia os três nomes mais votados pelos pares do Ministério Público ao presidente para fazer a escolha de quem deverá conduzir o órgão por dois anos – mandato que pode ser renovado.

Embora não haja obrigação legal, os presidentes da República sempre escolheram o primeiro colocado dessa eleição. A tradição foi quebrada por Jair Bolsonaro, que, em 2019, ignorou os nomes enviados pela associação e indicou Augusto Aras, atual PGR. Ele que sequer estava na lista para o seu primeiro mandato e foi alvo de diversas críticas sob o argumento de ter uma atuação alinhada ao ex-presidente.

Essa indicação, que precisa ser aprovada pelo Senado, é estratégica porque cabe ao chefe do Ministério Público Federal (MPF) propor ações contra o presidente e políticos de alto escalão e opinar sobre matérias constitucionais quando levadas a julgamento na Justiça.

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet