informe o texto

Notícias | Brasil

Com Lula, o Brasil vai deixar de ser pária mundial

31/10/2022 - 14:58 | Atualizada em 02/11/2022 - 11:46

Cícero Henrique

Com Lula, o Brasil vai deixar de ser pária mundial

Foto: Reprodução

O Brasil vai deixar de ser pária mundial, com a eleição do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Infelizmente, nos três anos e oito meses do governo de Jair Bolsonaro, o Brasil esteve isolado, principalmente no que diz respeito às questões sociais, combate à pobreza, questões climáticas, proteção dos povos indígenas e relações exteriores, que tomou rumo ideológico sem pé sem cabeça, prejudicando o país.

Com a eleição de Lula, a Noruega já anunciou que retomará recursos para a Amazônia para combater o desmatamento.  O presidente da China, Xi Jinping, enviou nesta segunda-feira (31) uma mensagem ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, dizendo estar disposto a trabalhar em conjunto para "elevar" a parceria estratégica entre os dois países. Xi parabenizou o petista pela vitória no segundo turno, ressaltando os "amplos interesses e responsabilidades comuns" compartilhadas por ambos os países.

“A China e o Brasil, principais países em desenvolvimento e importantes nações emergentes, compartilham amplos interesses e responsabilidades comuns”, destacou o líder chinês. "Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações sino-brasileiras e estou disposto a trabalhar junto com o presidente eleito para elevar, a partir de uma visão estratégica de longo prazo, a parceria estratégica global China-Brasil, com benefícios aos dois países e povos."

Realmente, o cenário interno e externo tem grande probabilidade de serem positivos para o Brasil, devido a respeitabilidade de Lula por parte de líderes mundiais.

Os principais líderes que já reconheceram a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito no segundo turno das eleições brasileiras. Enquanto isso, o presidente derrotado, Jair Bolsonaro (PL), ainda faz “beicinho” ao não parabenizar seu sucessor pela glória alcançada nas urnas. Confira as manifestações:

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos:
“Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva por sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres, justas e críveis. Estou ansioso para trabalhar juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos.”

Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido: 
“Parabéns ao Lula por sua vitória na eleição do Brasil. Estou ansioso para trabalhar juntos nas questões que importam para o Reino Unido e o Brasil, desde o crescimento da economia global até a proteção dos recursos naturais do planeta e a promoção de valores democráticos.”

Olaf Scholz, chanceler da Alemanha: 
“Parabéns a Lula por sua eleição! Aguardo com expectativa uma cooperação estreita e confiável com o Brasil em particular nas questões de comércio e de proteção climática.”

República Popular da China: 
“Tomamos conhecimento dos resultados das eleições, divulgados pelo TSE. Expressamos as nossas mais calorosas congratulações ao Sr. Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e ao Sr. Vice-Presidente eleito Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho.”

Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos: 
“Parabéns ao Lula por sua vitória nas eleições presidenciais livres e justas do Brasil. O povo do Brasil deve se orgulhar de seu processo eleitoral credível e pacífico.”

Mark Rutte, primeiro-ministro da Holanda: 
“Parabéns ao Lula por sua vitória eleitoral e desejo-lhe sucesso como próximo presidente do Brasil. Estou ansioso para aprofundar as relações fortes entre Brasil e Holanda e trabalhar juntos em desafios globais.”

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS: 
“Parabéns e felicitações, Lula, por ser eleito Presidente do Brasil mais uma vez. Nós da OMS esperamos fazer parceria com você e defender saúde para todos, a equidade global em saúde, acabar com a crise climática e muito mais.”

Ursula von der Leyen, presidente da Comunidade Europeia:
 “Parabéns, Lula, pela sua eleição como Presidente do Brasil. Estou ansioso para trabalhar com você para enfrentar os desafios globais urgentes, desde a segurança alimentar até o comércio e as mudanças climáticas.”

Josep Borrell Fontelles, Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros:
 “Cidadãos brasileiros foram às urnas para eleger seu novo presidente em uma eleição pacífica e bem organizada Parabéns Lula pela sua eleição! Estou ansioso para trabalhar juntos e promover as relações UE-Brasil com seu governo e com as novas autoridades do Congresso e do Estado.”

Gabriel Boric Font, presidente do Chile: 
“Lula, alegria!”

Xiomara Castro de Zelaya, presidente de Honduras:
“Parabéns Lula, amigo solidário da luta em Honduras (2009), enfrentou as potências mais conservadoras da história, e junto com o povo brasileiro as derrotou. A América Latina renasce com esperança em um verdadeiro processo humanista de mudança e libertação.”

Marito Abdo, presidente do Paraguai:
“Nossos parabéns ao Lula como o recém-eleito presidente da República Federativa do Brasil, e ao povo brasileiro irmão por este dia de eleição. Esperamos continuar trabalhando juntos pela prosperidade de nossos povos.”

Luis Abinader, presidente da República Dominicana
“Em nome do Governo dominicano, felicito calorosamente o Presidente eleito do Brasil, Lula, por sua vitória. Fortaleceremos nossas relações bilaterais e aprofundaremos nossos laços para enfrentar os desafios regionais com maior unidade.”

Dr Ariel Henry, primeiro-ministro do Haiti: 
“Felicito Lula, por ocasião de sua reeleição como Presidente da República Federativa do Brasil.”

Alejandro Giammattei, presidente da Guatemala: 
“Parabenizamos o povo brasileiro, que após participar do processo eleitoral ratifica seu compromisso com a democracia na região. Da Guatemala desejamos ao novo governo uma gestão bem sucedida.”

Anthony Albanese, primeiro-ministro da Austrália: 
“Enormes parabéns ao Lula pela tremenda vitória nas eleições brasileiras. Estamos ansiosos para trabalhar com você na proteção do nosso meio ambiente global.”

Mia Amor Mottley, primeira-ministra de Barbados: 
“Parabéns ao Presidente Eleito Lula por sua vitória nas Eleições Gerais do Brasil. O poder da democracia reside no povo, e o povo falou. Estou ansioso para reunião com você. Mais uma vez, parabéns!”

Philip Brave Davis, primeiro-ministro de Bahamas: 
“Quero parabenizar Lula pela sua eleição como Presidente do Brasil. Enquanto lutamos contra as mudanças climáticas, espero trabalhar com você para proteger nosso planeta. Mais uma vez, parabéns ao povo do Brasil!”

Umaro Sissoco Embaló, presidente de Guiné Bissau: 
“Em nome da Guiné-Bissau, apresento minhas calorosas felicitações ao Presidente Lula por sua grande vitória nas eleições presidenciais no Brasil. Presidente Lula, trabalharemos por relações bilaterais sólidas e prósperas entre Guiné-Bissau e Brasil.”

Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai:
“Saudamos o presidente eleito do Brasil Lula. Confiamos em trabalhar por um Mercosul moderno e aberto ao mundo. Da mesma forma, esperamos continuar e melhorar as excelentes relações bilaterais.”

Pedro Castillo Terrones, presidente do Peru: 
“O Peru parabeniza o presidente eleito do Brasil, o camarada Lula, trabalhador, sindicalista, lutador. Sua vitória é essencial para fortalecer a unidade da América Latina e a justiça social da Grande Pátria.”

Guillermo Lasso, presidente do Equador: 
“Parabenizo Lula por sua eleição como presidente da República Federativa do Brasil. Na democracia, continuaremos a fortalecer a amizade e a cooperação entre nossos países, por dias melhores para nossos cidadãos. Nossa região continua se integrando na pluralidade.”

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela: 
“Comemoramos a vitória do povo brasileiro, que este 30 de outubro, elegeu Lula como seu novo presidente. Viva os povos determinados a serem livres, soberanos e independentes! Hoje no Brasil a democracia triunfou. Parabéns Lula! Um grande abraço!”

António Costa, primeiro-ministro de Portugal: 
“Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente @LulaOficial pela sua eleição como Presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de #Portugal e do #Brasil, mas também em torno das grandes causas globais.”

Andrés Manuel, presidente do México: 
“Lula venceu, povo abençoado do Brasil. Haverá igualdade e humanismo.”

Emmanuel Macron, presidente da França: 
“Parabéns, querido Lula, por sua eleição que abre uma nova página na história do Brasil. Juntos, uniremos forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países.”

Pedro Sánchez, presidente da Espanha: 
“Parabéns, Lula, pela vitória nestas eleições em que o Brasil decidiu apostar no progresso e na esperança. Vamos trabalhar juntos pela justiça social, igualdade e contra as mudanças climáticas. Seus sucessos serão os do povo brasileiro. Parabenos, Lula!”

Miguel Díaz-Canel Bermúdez, presidente de Cuba: 
“Caro irmão Lula (@LulaOficial), felicito-o em nome do governo e do povo cubano, que celebra sua grande vitória em favor da unidade, da paz e da integração latino-americana e caribenha. Sempre tem #Cuba.”

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá: 
“Os brasileiros decidiram. Estou ansioso para trabalhar com Lula para fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em nossas prioridades compartilhadas – como proteção ambiental. Parabéns, Lula!”

Luis Arce, presidente da Bolivia: 
"Parabéns irmão Lula, eleito presidente do Brasil! Sua vitória fortalece a democracia e a integração latino-americana. Temos certeza de que você conduzirá o povo brasileiro pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social. Jallalla Brasil!”

Alberto Fernández, presidente da Argentina: 
“Parabéns Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos.”

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet