informe o texto

Notícias | Legislativo

CPIs do MEC serão instaladas após as eleições

05/07/2022 - 15:57 | Atualizada em 08/07/2022 - 09:13

Redação

CPIs do MEC serão instaladas após as eleições

Foto: Reprodução

O Senado deverá ter quatro CPIs, informou o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco: a das ONGs na Amazônia, do crime organizado e duas do MEC.

Após reunião dos líderes do Senado na manhã desta terça-feira (5), o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, afirmou que os requerimentos para abertura de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) serão lidos em Plenário — que nesta semana reúne-se quarta e quinta-feira —, assim como questões procedimentais serão decididas.

— O Senado, integralmente, reconhece a importância das CPIs para investigar ilícitos no Ministério da Educação (MEC), desmatamento ilegal na Amazônia, crime organizado e narcotráfico. Porém, a ampla maioria dos líderes entende que a instalação de todas elas deve acontecer após o período eleitoral, permitindo-se a participação de todos os senadores e evitando-se a contaminação das investigações pelo processo eleitoral — expôs Pacheco no Twitter.

A CPI do MEC proposta pela base do governo é para investigar obras inacabadas na gestão do PT, que governou entre 2003 e 2013.

a CPI requerida pela oposição tem objetivo de apurar denúncias de corrupção nos repasses de verbas públicas que envolve pastores que atuavam no Ministério da Educação durante o governo Bolsonaro. Mas o líder do governo, Carlos Portinho (PL-RJ), disse que a maioria das lideranças partidárias optou pela instalação das CPIs após as eleições de outubro.

Já o líder da oposição, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), não descartou recorrer ao Supremo Tribunal Federal, argumentando que a CPI é um instrumento das minorias parlamentares e que não há lista cronológica para instalação de comissões parlamentares de inquérito.

— Aguardarei até amanhã a leitura do requerimento para a instalação da CPI do MEC. Caso não ocorra, não restará a oposição outra alternativa a não ser recorrer ao STF.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet