informe o texto

Notícias | Executivo

Bombeiros ganham reforço de mais um avião para combater incêndio no Pantanal

Cerca de 1.500 hectares já foram queimados no município de Poconé

11/08/2021 - 19:03 | Atualizada em 12/08/2021 - 11:34

Redação

Bombeiros ganham reforço de mais um avião para combater incêndio no Pantanal

Foto: Marcos Vergueiro/SECOM-MT

Mais um avião modelo Air Tractor AT-502B chegou em Poconé (a 104 km de Cuiabá) no final da tarde desta terça-feira (10.08), para fortalecer os trabalhos das equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) no combate aos focos de incêndio que permanecem ativos no Pantanal mato-grossense.

Essa aeronave possui capacidade para transportar 1.800 litros d’água que serão lançados em pontos estratégicos, já mapeados pelas equipes que atuam em solo desde o sábado (07.08) para apagar o fogo.  Agora, são dois aviões sobrevoando a região atingida, com capacidade total de 4.900 litros de água. Os aviões são abastecidos com um caminhão-pipa que capta água do Rio Pixaim.

A Secretaria Adjunta de Defesa e Proteção Civil contratou o transporte aéreo com recursos disponibilizados pelo Governo de Mato Grosso.

Segundo o Comandante da Regional I, tenente coronel BM João Paulo Nunes de Queiroz, embora este seja o primeiro incêndio de grandes proporções, apenas 0,27% do Pantanal mato-grossense foi queimado, uma área considerada baixa. “Porém, requer muita atenção para que o fogo seja contido, nossas equipes trabalham com este propósito”. Imagens via satélite, mostram que cerca de 1.500 hectares foram queimados. 

Nesta ação, além das guarnições do CBMMT, equipes de brigadistas e ruralistas da região também estão integrados para realizar o combate. Somam esforços na ação dois maquinários (tratores) enviados pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT), dois caminhões-pipas enviados pela empresa Águas Cuiabá e Sesc Pantanal.

O incêndio teve início neste sábado (08.08), em uma propriedade particular, no KM 47 da Transpantaneira. Um trator que estava sendo utilizado por um fazendeiro durante a produção de faixas de aceiros no campo pegou fogo e atingiu outras áreas fora da fazenda.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet