informe o texto

Notícias | Executivo

Auditores do TCE confirmam grande quantidade de medicamentos vencidos em Cuiabá

27/04/2021 - 18:36 | Atualizada em 27/04/2021 - 18:48

Redação

Auditores do TCE confirmam grande quantidade de medicamentos vencidos em Cuiabá

Foto: Divulgação/TCE

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) vistoriou, nesta terça-feira (28), o Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC) e confirmou a existência de grande volume de medicamentos e insumos com data de validade vencidas.

Na semana passada, os vereadores Diego Guimarães e Maysa Leão estiveram no local, filmaram tudo e denunciaram nas redes sociais, ao Ministério Público e a Delegacia de Combate a Corrupção foi chamada para apurar a situação. 

Diante da denúncia, auditores da Secretaria de Controle Externo (Secex) de Saúde e Meio Ambiente do TCE-MT vistoriaram a unidade e constataram o que havia sido revelado pelos parlamentares.

“Fizemos uma visita técnica no CDMIC, na qual constatamos uma grande quantidade de medicamentos e insumos com suas datas de validade vencidas. O objetivo foi buscar a causa do problema, então, agora o TCE-MT vai tentar identificar o problema, gerar o quantitativo em valor e a responsabilidade de quem deu causa. Essa ação será inicialmente feita por meio do acompanhamento simultâneo, mais para frente com a possibilidade de inclusão nas contas de gestão do município”, afirmou o secretário da Secex Saúde e Meio Ambiente, Marcelo Tanaka.

O secretário disse que uma das justificativas dadas no CDMIC para a existência de medicamentos e insumos vencidos foi a queda no número de atendimentos nas unidades básicas de saúde, uma vez que muitos medicamentos são de uso comum, não para tratamento relacionado ao novo coronavírus (Covid-19). 

Aos auditores da Secex, a empresa gestora informou também que, assim que assumiu a unidade, em março de 2020, realizou um primeiro inventário dos medicamentos e detectou que muitos foram adquiridos em anos anteriores. 

O secretário da Secex Saúde e Meio Ambiente esteve acompanhado na vistoria ao CDMIC, dos supervisores de Controle Externo, Luiz Otávio Esteves e Felipe Favoreto.

CPI dos Medicamentos
Hoje (27) vereadores da base se anteciparam à oposição e criaram a CPI dos Medicamentos. Trata-se de uma estratégia para ocupar a presidência e relatoria, impedindo que a oposição realize uma investigação profundo. A base, como é de conhecimento geral, move-se de cordo com interesses do Executivo, que não tem o menor interesse na investigação.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet