informe o texto

Notícias | Brasil

Romeu Tuma Junior contou para a TV Russa que Marcio Thomaz Bastos impediu prisão de mafioso russo em nome do PT

16/12/2013 - 09:48

Redação

 No final de 2012, em entrevista a Russia TV, republicada com exclusividade, meses depois, pelo Blog do Paulinho, em que a pauta era o trabalho de investigação realizado no Brasil para prender o mafioso russo Boris Berezovsky,  Dr. Romeu Tuma Junior adiantou tudo o que saiu publicado na edição desta semana de VEJA e também em seu livro, recém lançado.

Ou seja, que apesar de ter em mãos ordem da INTERPOL para prender o chefão da Máfia, que estava em território brasileiro, foi impedido por ordem do então Ministro da Justiça do governo Lula, Marcio Thomaz Bastos, que depois viria a se tornar advogado dos réus do Mensalão.

Tudo porque Berezovsky havia se comprometido a financiar o partido – com seu dinheiro comprovadamente ilícito – e também comprar estatais brasileiras.

Por sorte, Tuma, às costas do Ministério, conseguiu manobrar junto aos órgãos policiais para deter o mafioso ainda no aeroporto, confiscando seus computadores.

Embora, depois, ajudado novamente pelo PT, Berezovsky tenha conseguido deixar o país, nunca mais teve coragem de voltar, sabedor de que corria risco grande de ser deportado para a Russia, país em que era condenado foragido.

Confira abaixo a entrevista de Tuma Jr. para a Russia TV, com dez minutos a mais do que foram exibidos.