informe o texto

Notícias | Jurídico

Brasil deve sediar Centros Ibero-americanos de Arbitragem e de Defesa

19/06/2013 - 21:38

Redação

  O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, discutiu nesta quarta-feira (19) com o vice-presidente do Conselho Geral da Advocacia Espanhola (CGAE), Mariano Duran Lalaguna, e com o membro da Comissão de Relações Internacionais da entidade espanhola, Joaquin García-Romanillos, a instalação do Centro Ibero-Americano de Arbitragem e do Centro Ibero-americano de Defesa do Direito de Defesa. “Estes dois temas são muito importantes e se casam com a atual gestão do Conselho Federal da OAB, que quer priorizar o direito de defesa das pessoas e que vê na arbitragem uma saída para a solução pacífica de conflitos, em que os advogados são protagonistas”, disse Marcus Vinicius.

Conforme a proposta discutida, os dois centros devem ser instalados no Brasil, sob a coordenação do Conselho Federal da OAB. A ideia é aproveitar a experiência da entidade, que é uma das maiores do mundo, reunindo hoje cerca de 760 mil advogados, cuja inscrição nos quadros da OAB é obrigatória para o exercício da profissão. “O Brasil está pronto para sediar esses dois importantes centros de Direito, porque tem uma colegiação de advogados obrigatória, tornando nossa entidade em protagonista no País e com experiência suficiente”, avaliou o presidente da OAB.

A instalação do Centro Ibero-Americano de Arbitragem e do Centro Ibero-americano de Defesa do Direito de Defesa será apreciada durante a Conferência dos Presidentes dos Colégios e Ordens de Advogados Ibero-americanos. Por sugestão de Marcus Vinicius, o evento será realizado em Brasília, nos dias 28 e 29 de março de 2014. Participarão da Conferência os dirigentes das Ordens e Colégios de Advogados dos países da América Latina, Brasil, Portugal e Espanha. Também serão inseridos na pauta de discussões do evento a lavagem de dinheiro e a colegiação obrigatória para advogados.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet