informe o texto

Notícias | Legislativo

Entidades debatem flexibilização do programa A Voz do Brasil no Senado

20/05/2013 - 18:21

Fernando Meira Dias, de Brasília para o Caldeirão Político

A flexibilização da veiculação do horário do programa A Voz do Brasil entre as 19h e 22h foi debatida nesta segunda-feira, 20,  em uma audiência pública na Comissão de Diretos Humanos (CDH) do Senado sobre o tema. A discussão da mudança está proposta no Projeto de Lei (PLC) 109/2006, que já foi aprovado pela Câmara. No Senado, a proposta também foi aprovada, mas como alterou o texto original, voltou para análise dos deputados. 

A senadora Ana Rita (PT-ES), que defende a manutenção do programa às 19h, criticou qualquer tipo de mudança que pretenda flexibilizar o horário da transmissão. Por exigência legal, a Voz do Brasil é programa de notícias veiculado em todas as rádios do país a partir das 19h. Para Ana Rita, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH), a proposta que permite mudar o horário é motivada por interesses meramente econômicos de setores da grande mídia, preocupados apenas com a exploração comercial do horário nobre em que o programa é veiculado.
 
“A Voz do Brasil é patrimônio da sociedade brasileira. Fortalecê-la é tarefa de todos e isso fará com que a consolidação da democracia seja feita. A flexibilização é uma forma disfarçada de relegar a segundo plano o programa”, respaldou a senadora.
 
Já a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) defende o Projeto que flexibiliza o programa a Voz do Brasil. O conselheiro da entidade, Alexandre Jobim, participou da audiência e argumentou que a flexibilização do horário é extremamente importante porque as emissoras de rádio enfrentam uma “brutal” queda de audiência durante o programa do Estado.
 
Jobim também disse que a imposição da transmissão às 19 horas "não faz sentido em pleno século 21, quando existem outros meios de comunicação,  como exemplo,  a internet".  Segundo ele, a flexibilização pode beneficiar, inclusive, a própria Voz do Brasil, devido às diferenças dos vários públicos das rádios nesse horário.
 
“Não somos, de forma alguma, contra a Voz do Brasil. O que queremos é a flexibilização” reiterou Jobim
 
No dia 22 de julho, A Voz do Brasil completa 78 anos no ar. O programa tem uma hora de duração. Os primeiros 25 minutos são produzidos pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e levam aos cidadãos as notícias sobre o Poder Executivo. Os 35 minutos restantes são divididos entre os Poderes Judiciário e Legislativo, que se responsabilizam pela produção do respectivo noticiário.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet