informe o texto

Notícias | Legislativo

Senado aprova MP dos Portos após 8 horas de votação

16/05/2013 - 19:48

Redação

O Senado aprovou há pouco a Medida Provisória dos Portos (MP 595/12), que estabelece novas regras para as concessões e autorizações de portos públicos e terminais privados. Após dois dias de intensa discussão na Câmara, com ânimos acirrados e votação até a manhã de hoje, os senadores levaram cerca oito horas para votar a proposta. Foram 53 favoráveis, 7 contra e 5 abstenções.

O texto foi o adotado na manhã de hoje pela Câmara, e vai para sanção da presidente Dilma Rousseff. A MP foi aprovada no último dia possível. A MP perderia a validade e não poderia ser votada após a meia-noite de hoje. 

Desde o início do debate, a oposição manifestou-se contra a votação da matéria nesta quinta-feira (16), alegando que não houve tempo suficiente para o exame do texto. Os líderes José Agripino (DEM-RN), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) chegaram a impetrar mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo uma liminar para suspender a sessão.

Em resposta, Eduardo Braga (PMDB-AM), relator da MP, e outros senadores da base argumentaram que a matéria foi amplamente discutida durante sua análise em comissão mista do Congresso e que houve poucas mudanças na Câmara. Os deputados só concluíram a votação do projeto derivado da MP (PLV 9/2013) na manhã desta quinta.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, garantiu ter seguido, no processo de votação, todas as regras do Regimento Interno no Senado e da Constituição. Ele reiterou determinação da Mesa de, a partir de agora, só receber medidas provisórias da Câmara com no mínimo sete dias de validade.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet