informe o texto

Notícias | Geral

XV de Novembro é sinalizada para início de obras ainda em Maio

15/05/2013 - 09:15

Redação

O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande inicia esta semana os trabalhos de intervenção no trânsito da avenida XV de Novembro, em Cuiabá, para a implantação da via permanente do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Essa será a 7ª frente de serviço do VLT. As intervenções começam pelas adequações viárias, atividades de sinalização do trânsito, com a colocação de 180 placas verticais, instalação de três novos conjuntos semafóricos e adequação de seis sinaleiros. Além da sinalização horizontal (faixa de pedestre, divisor de fluxo e linha de bordo). 

Na XV de Novembro não será executada nenhuma obra especial (trincheiras, viadutos ou pontes) e a Avenida não sofrerá interrupção total no trânsito, terá apenas a redução no número de faixas de rolamento disponíveis aos condutores. As obras serão concentradas no centro da via, mantendo o acesso ao comércio local. Para que a acessibilidade seja garantida, a avenida XV de novembro passará a ter dois sentidos, na direção Cuiabá-Várzea Grande e Várzea Grande-Cuiabá, que servirá principalmente para o acesso local. 
 
Para que seja liberada essa nova frente de trabalho será necessária uma intervenção mais complexa no trânsito, como a inversão de sentido também na Prainha (Avenida Tenente Coronel Duarte), o que exigirá atenção redobrada dos motoristas e também dos pedestres, para manter a segurança no trânsito. Na Prainha será preciso implantar seis novos pontos de ônibus do transporte coletivo. Atualmente os abrigos para os passageiros aguardarem o ônibus coletivo está localizado no canteiro central, o que será alterado com a mudança de sentido de uma das vias. 
 
Quem trafega entre a Capital e Várzea Grande terá de usar a Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), que passará a ter dois sentidos, ao invés de um, como funciona atualmente, no trecho entre o Atacadão e o Colégio São Gonçalo. Na XV de Novembro será mantida uma faixa de tráfego em cada sentido para quem deseja acessar o comércio local. 
 
Os motoristas que vêm de Várzea Grande para a Capital, pela ponte Júlio Müller e desejarem acessar as lojas situadas na XV de Novembro terão que entrar na Rua Luiz de Albuquerque (ao lado do Atacadão) e fazer o contorno em uma rotatória que será adaptada no entroncamento com a Avenida Beira Rio e retornar novamente pela Luiz Albuquerque para entrar na XV de Novembro. Para quem vai de Cuiabá para Várzea Grande a mudança será a redução na quantidade de faixas na pista. 
 
No caso da Prainha, uma das pistas, que é composta por três faixas de rolamento conduzirá os motoristas no sentido à avenida do CPA e a outra no sentido oposto (também com três faixas), com direção a Várzea Grande, como era há alguns anos. Também será providenciada estrutura para garantir a segurança dos pedestres, com reforço na sinalização das faixas e passagens prioritárias. Retornos de avenidas importantes como a Major Gama e General Melo serão mantidos. 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet