informe o texto

Notícias | Geral

Artesãs mato-grossenses vão expor na ONU

07/05/2013 - 17:44

Redação

O artesanato mato-grossense atravessa fronteiras e conquista reconhecimento internacional. As artesãs Neulione Alves Gomes, moradora da Aldeia Umutina Zona Rural do município de Barra do Bugres, e Lucileicka da Silva David, do município de Barra do Garças, foram selecionadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), para um importante evento cultural. Elas fazem parte de um grupo de 14 artesãs brasileiras que vão apresentar suas peças na exposição “Mulher Artesã Brasileira”, que será realizada na sede da ONU em Nova York, nos Estados Unidos, no mês de setembro. 

Neulione, que trabalha a quase 20 anos fabricando peças de artesanato indígena, entre os produtos em destaque colares de sementes; brincos e anéis de madeira e osso, relata com empolgação que ficou muito satisfeita por ter sido uma das escolhidas e está ansiosa para expor seus produtos. “Sinto-me privilegiada, no meio de tantas artesãs eu foi escolhida e claro por mostrar nossa cultura para o mundo”.
 
Já a artesã Lucileicka, famosa por seus artesanatos utilitários, como cumbucas e canecas de argila, se sente agradecida por todo o apoio recebido do Programa de Artesanato Mato-Grossense (PAB-MT), desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). “Me dedico exclusivamente ao artesanato há mais de 15 anos e hoje tenho certeza que nosso trabalho vale muito à pena. Particularmente, estou lisonjeada por nós duas irmos representar o Estado em um evento de tamanha importância”, afirma.
 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet