informe o texto

Notícias | Geral

TCE apresenta relatório da Secopa e cobra 'plano de providências' para obras

30/04/2013 - 13:21

Redação

Foi apresentado na manhã desta terça-feira (30.04) o terceiro relatório de acompanhamento do cronograma das obras programadas pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa). O conselheiro Antonio Joaquim, relator permanente das obras da Secopa, divulgou as informações físico financeiras referentes aos meses de fevereiro e março. Das 24 obras programadas, duas já foram concluídas, uma está pontual, 10 apresentam atraso de até 60 dias, 7 estão com atraso de 61 a 180 dias e 4 com atrasos superiores a 180 dias. O relatório é elaborado pela equipe de auditoria da Secretaria de Controle Externo (Secex) de Obras e Serviços de Engenharia do TCE-MT.

A totalidade dos recursos contratados é de R$ 2.245.931.486,42 que envolvem as obras: Arena Multiuso "Novo Verdão", Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari, o aeroporto Internacional Marechal Rondon, a implantação dos corredores estruturais de transporte coletivo, a construção de dois viadutos, quatro trincheiras e três pontes, além de duplicações, restaurações e pavimentações de vias públicas.
 
A situação mais preocupante apontada pelo relator é o atraso na execução das trincheiras e a implantação dos corredores estruturais de transporte. O atraso dos contratos 15, 16 e 17 foram rescindidos por descumprimento das obrigações pelas empresas contratadas o que levou a Administração Pública a contratar novas empresas para darem andamento às obras. "O atraso é um fato, contudo não estamos divulgando ainda as informações referentes ao período que as novas empresas assumiram, acredito que no próximo relatório teremos dados mais animadores", esclareceu o conselheiro Antonio Joaquim.
 
De todos os contratos em andamento foi executado percentual de 24,80%, restando 75,12% a executar, incluindo as obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos que corresponde a 70% dos recursos empregados. Colocando o VLT para análise à parte, 45,12% do restante das obras já foi executado. Quanto à Arena Pantanal, já foram executados 62,27% dos serviços contratados, se o cronograma for cumprido não haverá atraso na entrega da obra.
 
Quanto aos atrasos apontados pelo TCE-MT, o gestor da Secopa terá que apresentar um "Plano de Providências" informando as medidas que serão tomadas para solucionar os problemas.
 
O primeiro relatório foi divulgado pelo TCE-MT no dia 04 de fevereiro e apresentava uma avaliação das obras realizadas até o dia 31 de dezembro de 2012. O segundo relatório foi apresentado em 18 de março com informações das obras da Secopa de até 31 de janeiro de 2013. A divulgação do próximo relatório com dados do mês de abril está prevista para o dia 4/06.
 
Confira o relatório no arquivo anexo acima.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet