informe o texto

Notícias | Jurídico

Banestado: mais um escândalo que terminou em pizza

26/04/2013 - 06:51

Redação

 O escândalo do Banestado, “um dos mais notórios na escabrosa memória do furto de dinheiro público no Brasil — tornado conhecido pela sigla da instituição financeira lesada, o Banco do Estado do Paraná (Banestado), que era público e foi privatizado em 2000 — está se encaminhando para dar em nada. Ou, como se diz, ‘acabar em pizza‘. Isso é o que diz, em editorial, o jornal o Estado de S.Paulo, para quem, a decisão adotada em 19 de março pelo Superior Tribunal de Justiça extinguiu as penas prescritas de 7 dos 14 ex-dirigentes da instituição condenados pela remessa fraudulenta de R$ 2,4 bilhões ao exterior nos anos 1990.

Foram abertos milhares de inquéritos em todo o País, com 631 pessoas denunciadas. Segundo o promotor de Justiça Silvio Marques, ‘boa parte do dinheiro desviado dos cofres públicos pelo ex-prefeito Paulo Maluf foi enviada ao exterior mediante contas do Banestado em Nova York‘.

Seu colega Vladimir Aras, que participou das investigações, lamentou a ocorrência da prescrição, mas esta decorreu da lerdeza com que a Justiça tratou o caso, exceção feita à primeira instância - o juiz Sergio Fernando Moro, da 2.ª Vara Criminal de Curitiba, só precisou de 12 meses para decidir: em 2004, os 14 acusados foram condenados a penas de até 12 anos e 8 meses na cadeia.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet