informe o texto

Notícias | Legislativo

Lideranças indígenas passam a semana em Brasília para fazer reivindicações ao governo Federal

16/04/2013 - 08:40

Fernando Meira Dias, de Brasília para o Caldeirão Político

Lideranças da Terra Indígena Raposa Serra do Sol entregaram ontem, 15 de abril, uma carta de reivindicações ao governo federal.  Os índios aproveitaram a data em que  a  homologação da terra indígena completa oito anos para chamar atenção do Poder Executivo sobre as leis que tratam das questões indígenas e estão em tramitação no Congresso Nacional

Os índios cobram, por exemplo, a aprovação do Projeto de Lei, que cria o Estatuto dos Povos Indígenas, que desde 2009 está parado na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Várias tribos estão se reunidas em Brasília para comemorar e pressionar o governo, já que na próxima sexta-feira, dia 19, é comemorado o dia do índio. A intenção é que mais de 700 líderes indígenas esteja na capital federal nesta semana.

 “Somos da terra indígena Raposa Serra do Sol, mas também falamos da situação dos povos indígenas de todo o Brasil”, disse a coordenadora jurídica do Conselho Indígena de Roraima, Joenia Batista de Carvalho, durante reunião com o secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Paulo Maldos.

Além das reivindicações, os índios cobraram justiça nos casos de violência sofridos por lideranças.

O coordenador do Conselho Indígena de Roraima, Ivaldo André cobrou justiça, lembrando o assassinato do líder indígena Aldo da Silva Mora, em 2008 e vários outros casos de violência. “Assassinaram nosso líder e queremos justiça. Também fomos atacados em 2008, em que dez irmãos foram vítimas de violência. Viemos pedir justiça para que os culpados sejam punidos”, disse o coordenador, que fez referência ao conflito em que funcionários da Fazenda Modelo, a época pertencente ao deputado federal Paulo César Quartieiro (DEM-RR), foram atacados.

O secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Paulo Maldos, prometeu auxiliar no combate à impunidade em relação aos crimes cometidos contra indígenas, mas não falou sobre as questões legislativas e o Estatuto dos Povos Indígenas.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet