informe o texto

Notícias | Cidades

Estelionatários que ostentavam vida de luxo nas redes sociais têm bens apreendidos

Grupo estava instalado em um condomínio de apartamentos em Várzea Grande

04/04/2024 - 12:51 | Atualizada em 04/04/2024 - 18:37

Estelionatários que ostentavam vida de luxo nas redes sociais têm bens apreendidos

Foto: Divulgação/PJC

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, deflagrou na manhã desta quinta-feira (04.04), a Operação Scam Office, para cumprimento de 10 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão domiciliar e autorização de acesso a dispositivos informáticos, contra uma associação criminosa envolvidas em golpes na capital e região metropolitana.

Durante a investigação conduzida pela Delegacia de Estelionato, foram identificados cinco pessoas suspeitas de integrarem a associação criminosa, aplicando golpes (fraudes eletrônicas) contra vítimas de Mato Grosso e de outros estados do país.

O escritório de golpes da associação criminosa estava instalado em um condomínio de apartamentos em Várzea Grande.

As investigações apontaram que com o proveito dos golpes de estelionato eletrônico, os investigados adquiriram bens de alto valor agregado, como veículos de luxo, imóveis e joias, além de ostentar o patrimônio adquirido com os crimes em redes sociais.



A Operação contou com a participação de todo o efetivo da Delegacia Especializada de Estelionatos da Capital. Durante a ação, a Equipe da Estelionatos buscou arrecadar os veículos e o jet ski, utilizados pelos investigados, adquiridos com o dinheiro do crime.



Segundo o delegado responsável pelas investigações, Marcelo Torhacs, a operação faz parte do programa de combate às associações criminosas especializadas em golpes cibernéticos, da Delegacia Especializada de Estelionatos.

“Os trabalhos desenvolvidos têm como foco o combate ao estelionato eletrônico, mais especificamente aos ‘escritórios de crimes’, à semelhança a ação deflagrada na Operação ‘Novo Milênio’, no final de Dezembro de 2023, onde quatro indivíduos foram presos e o escritório desarticulado, com sequestro de vários veículos e bens de valor”, disse o delegado.

A investigação continuará nos próximos dias, com a análise dos dispositivos apreendidos, bem como outras diligências necessárias para apuração dos fatos.

Nome da operação

“Scam Office” refere-se a essa modalidade de atuação na qual a associação criminosa adquire ou aluga um imóvel para a prática dos crimes virtuais, cujo imóvel funciona como “escritório de crimes”.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet